A Benelli não se poupou nas novidades para 2018 e apresentou cerca de uma dezena de novos modelos, em diversos segmento e estilos. A marca italiana passa assim a contar com uma gama cada vez mais completa
TRK502 X
A TRK502 X pretende ser a versão mais aventureira da trail italiana, detinada, diz a Benelli, «aos motociclistas que querem viajar sem fronteiras».
Tratando-se de uma TRK, usa o mesmo motor bicilíndrico em linha de quatro válvulas e 500 cc das outras versões, com 47 cv, montado no quadro tubular em treliça.
Usa uma forquilha invertida de Ø50 mm e jantes de 19 polegadas à frente e 17 atrás..
TRK251
Um novo elemento da família TRK é a 251. Com a mesma estética e filosofia das restantes TRK, mas com o motor monocilíndrico já usado na BN251, com 25,8 cv. O quadro é igualmente tubular e usa jantes de 17 polegadas à frente e atrás.
Num futuro próximo a Benelli tem planeado também o lançamento de uma versão de 125 cc.
BN125
Sendo o segmento das 125 cc bastante importante na Europa, não é de estranhar que a Benelli tenha acrescentado um elemento desta cilindrada à sua gama BN. Esta nova 125 te motor monocilíndrico a quatro tempos, refrigerado por ar, com quade 12 cv de potência máxima e caixa de cinco velocidades, montado no característico quadro tubular em treliça. Forquilha invertida de Ø35 mm, mono-amortecedor traseiro e travões de disco com travagem combinada completam as características da BN125.
Leoncino Trail e Leoncino 500 Sport
Depois de ter recuperado o nome Leoncino com a sua scrambler de 500 cc, a Benelli decidiu aumentar esta família com a introdução de duas novas versões, a Leoncino Trail e a Leoncino 500 Sport.
A base é, naturalmente, a mesma da já conhecida scrambler, com o motor de dois cilindros em linha de 500 cc, mas com diferenças óbvias na estética e também na ciclística.
A Leoncino Trail tem jantes de 19 polegadas à frente e 17 atrás e suspensões com maior curso, enquanto a 500 Sport tem ambas as jantes de 17 polegadas, e menor curso nas suspensões. A Sport tem também uma pequena mala lateral rígida.
Leoncino 250
Tal como nas TRK, a Benelli aproveitou o motor monocilíndrico de 249 cc para aumentar esta gama. Pode ser a mais pequena das Leoncino, mas tem painel de instrumentos digitais e luzes LED, para além de forquilha invertida de Ø41 mm e um disco de travão à frente e outro atrás. O peso anunciado (a seco) é de 153 kg.
752 S e 402 S
No EICMA a Benelli mostrou a expansão da gama com o regresso a cilindradas mais altas, com a 752 S, uma naked de cariz cruiser que as BN, e com uma versão de 400 cc.
Estes modelos usam um novo motor de dois cilindros paralelos, refrigerado por líquido, com 750 cc e 81 cv na 752 S e 399 cc e 40 cv na 402 S.
Ambas usam quadro tubular, com forquilha invertida (Ø50 mm na 702 e Ø41 mm na 402). Curiosamente a 402 tem o depósito de combustível maior do que o da 702: 16 litros conta 15. Estes modelos só estão previstos para a segunda metade de 2018.
Imperiale 400
Depois de ter recuperado o nome Leoncino, a Benelli volta a reviver a sua rica história recuperando outro nome de sucesso em tempos idos. Trata-se da Imperiale, uma moto que a marca italiana fabricou nos anos ’50, e que agora ganha nova vida com esta Imperiale 400.
Esta nostálgica naked está equipada com motor monocilíndrico de 373 cc OHC refrigerado por ar, com 20 cv de potência máxima. Da sua ciclística simples destacam-se as jantes raiadas de 18 polegadas atrás e 19 à frente.
O escape ‘pea shooter’ e as malas laterais em cabedal reforçam o ar retro da Imperiale 400.