O Grupo Piaggio apresentou em Milão uma pequena renovação da sua gama, com a apresentação das remodeladas Sprint e Primavera, e ainda versões especiais, mas a atenção focou-se na grande novidade, a Vespa Elettrica que, como o próprio nome indica, tem propulsão eléctrica.
Apesar da renovação tecnológica, a Elettrica não deixa de ser uma Vespa, com as suas inconfundíveis formas, e mantém até o espaço sob o assento, onde cabe um capacete jet.
O motor elétrico da Vespa debita uma potência contínua de 2 kW, com pico de 4 kW, o que a coloca, em termos de prestações, ligeiramente acima das 50 cc de combustão interna.
Com baterias de iões de lítio e sistema de recuperação de energia (KERS) a Vespa reivindica uma autonomia de 100 km para seu modelo eléctrico, e 4 horas para um recarregamento completo.
A Vespa Elettrica tem dois modos de condução, ECO e Power, e ainda marcha-atrás. O modo Power é o normal, o ECO é um modo de poupança de energia, mas limita a velocidade aos 30 km/h.
A Vespa Elettrica é acompanhada de uma nova versão da Vespa Multimedia Platform, um sistema de conectividade do modelo com o smartphone, que vem ainda equipado com um painel de instrumentos TFT a cores de 4,3 polegadas.
Para quem os 100 km são ‘curtos’, a Vespa propõe a Elettrica X, uma versão equipada com um range extender que aumenta a autonomia desta scooter eléctrica para os 200 km. Não é mais do que um pequeno motor de combustão interna que serve de gerador para carregar as baterias. Para ganhar espaço para este motor e o seu respectivo depósito de combustível (de apenas 3 litros), a X usa um banco de baterias mais pequeno e, por isso, com o gerador desligado tem apenas 50 km de autonomia. Quando a carga da baterias desce a um determinado nível, o gerador liga-se automaticamente.
A Vespa Elettrica é ainda totalmente personalizável em termos estéticos e tem associada uma vasta gama de acessórios.
Vespa Primavera
A Vespa Primavera celebra 50 anos de existência e a primeira foi apresentada precisamente no EICMA de 1967, pelo que fazia todo o sentido apresentar uma nova versão no Salão de Milão deste ano. Assim, para além de uma remodelação estética e tecnológica denominada 50.º Anniversario, a Vespa apresentou ainda a Primavera S, uma versão mais desportiva, e a Primavera Touring, ambas em versões de 125 e 150 cc.
Também a Vespa Sprint foi actualizada esteticamente, adoptando, como outros modelos, iluminação LED, e usando o mesmo motor de três válvulas refrigerado por ar, de 125 e 150 cc, da Primavera.
Vespa Yacht Club
Em Milão a Vespa apresentou ainda algumas versões especiais da Primavera e da GTS, com estética inspirada no mundo da vela. A Vespa Primavera Yacht Club está disponível nas versões de 50 e 125 cc, e e a GTS Yacht Club com os motores de 125 e 300 cc.
Vespa Notte
A Vespa Notte é uma versão da Sprint (50 ou 125 cc) e da GTS Super (125 e 300 cc), e ganha este nome (noite) por ser totalmente preta.