Com a competição totalmente parada, dá-nos tempo para olhar para trás e ver em que ponto está a evolução das Eléctricas MotoE.
Desde a estreia das Eléctricas MotoE, até ao momento em que foram obrigadas a parar em Março, a Taça do Mundo FIM Enel MotoE tem-se destacado pela rápida evolução, em diversos aspectos.
Este momento de paragem tem sido aproveitado para desenvolver algumas tecnologias e colocar em prática algumas ideias inovadoras, com o intuito de tornar a competição cada vez mais apelativa e competitiva.
Mais Rápidas
O último teste que decorreu em Março no traçado de Jerez, Espanha, revelou dados promissores. Desde logo mostrou que a motos estão mais rápidas 1,5 segundos por volta em relação a 2019! E como se conseguiu esta brutal evolução?
Pois bem, através do incremento da potência das Energica Ego Corsa; devido aos novos pneus Michelin, com destaque para o pneu traseiro, graças ao trabalho feito previamente em MotoGP e melhorias significativas nas afinações da forquilha dianteira.
Maior autonomia
Este que é um dos problemas desde o início das MotoE, está também a evoluir de treino para treino, de corrida para corrida! Com a tecnologia em constante evolução, em relação à primeira época, disputada em 2019, vão haver importantes novidades.
Começamos pelos novos carregadores, desenvolvidos pela Enel X; as distâncias das corridas vão aumentar uma volta, com as motos a poderem ser carregadas na grelha antes da volta de apresentação; novo sistema de refrigeração das baterias, que permitem aos pilotos ter mais potência em sessões mais longas e de forma mais estável.
Calendário
Este continua a ser um tema incerto e delicado, uma vez que continua a ser impossível fazer prognósticos para o futuro, sendo certo que a Taça do Mundo MotoE acompanhará os GP’s que se disputarem em solo europeu.
Outros artigos: