Em análise: Capacete SMK Eldorado

Recente em Portugal, a SMK é um gigante fabricante asiático que tem vindo a conquistar terreno no mercado europeu, por conta do compromisso qualidade/preço. Este Eldorado é disso bom exemplo, com imagem retro/moderna e estilo alternativo “mad max” que tem arrebatado corações.

Texto Domingos Janeiro • Fotos Bruno Ribeiro E SMK

Mad Max

É impossível ficarmos indiferentes à presença do Eldorado e habituem-se aos olhares curiosos e às mais destemidas abordagens a questionarem- vos “olhe, peço desculpa, que marca é essa?”. É o dia-a-dia.

De facto o design deste SMK foi muito feliz e a par de uma calota simples, redonda e de inspiração retro, temos o sistema de viseira que, embora apresente semelhanças com outras marcas, é bastante diferente e única.

A viseira tem duas posições de abertura, num mecanismo eficaz, operado por molas e esferas. Para desmontar a viseira, o processo é simples mas obriga-nos a um cuidado redobrado para não corrermos o risco de saltarem as molas e as esferas. Depois de desencaixadas as tampas laterais, com a viseira toda aberta, desencaixamos as extremidades, com cuidado para não saírem as peças, retiramos a viseira e colocamos as tampas para segurar as ditas esferas.

Depois, é encaixar e voltar a apertar as tampas. É mais simples do que parece e assim o dirão depois da primeira vez que ti verem que fazer esta operação. O encaixe na cabeça é muito confortável, mas notamos que a calota é mais curta do que outros modelos, podendo não envolver a parte posterior, a zona do queixo, como estamos habituados.

No entanto, e para evitar isso mesmo, estão disponíveis dois tamanhos de calota, é uma questão de experimentar antes de comprar. O interior, em pele sintética é muito confortável e elegante, com o fecho em duplo D a apresentar-se como uma vantagem. As entradas de ar no topo da cabeça e na zona do queixo, foi um detalhe que nos deixou um pouco apreensivos, pois imaginámos que o fluxo de entrada de ar fosse nefasto no Inverno.

É verdade que sentimos mais ar a entrar que o normal, mas não causa desconforto. E mesmo nos dias de chuva, não notámos a água a entrar para o seu interior. A pensar no estilo, tem uma fivela na parte traseira para quem possa preferir utilizar uns óculos estilo TT em substituição à viseira. Sem PinLock a viseira tende a embaciar quando estamos quase parados e nos dias mais frios, mas devido à grande capacidade de ventilação, depressa desembacia.

No entanto, podemos sempre optar por recorrer ao sistema PinLock que resolve a questão. O “neck roll”, deixa o forro bem justo ao pescoço, uma mais-valia agora que temos o tempo frio.

Fabricado em material termoplástico, apresenta um peso dentro do que é esperado e o interior é composto por EPS de dupla densidade. Disponível em três cores distintas, nos tamanhos entre o S e o XL, pelo preço de 109,95€.


´
Ficha Técnica

Material: Termoplástico
Calota: Dois tamanhos: do S ao XL
Interior: EPS de dupla densidade; forro em tecido e pele sintética, desmontável e lavável
Viseira: Com ajuste; anti -riscos e com protecção raios UV; PinLock opcional
Ajuste: Fecho duplo D
Cores: Preto mate, branco pérola, preto brilhante
Preço: 109,95€
Importador: Golden Bat www.goldenbat.pt