Texto Domingos Janeiro • Fotos Rogério Sarzedo e Cardo
Distracção controlada
Cardo é uma empresa americana fundada em 2004 com o intuito de colocar à disposição dos motociclistas sistemas práticos de comunicação e entretenimento. Se para muitos, o acto de andar de moto representa um escape ao quotidiano e um convite a momentos de solidão consentidos, para muitos outros, o facto de terem que desligar do mundo enquanto andam de moto pode ser encarado como um “handicap”.
Assim e fruto da experiência de tantos anos, o sistema que aqui vos apresentamos é um dos pináculos da tecnologia no que à comunicação e multimédia diz respeito, com todas as valências que necessitamos quando andamos de moto.
Ou seja, através do Freecom 4+ podemos atender/fazer chamadas; podemos ouvir rádio; reproduzir as músicas que temos guardadas nos nossos smartphones e ouvir as indicações do GPS. Além disso, temos a possibilidade de comunicar com o nosso passageiro ou com motociclistas que viagem connosco, desde que tenham um sistema semelhante da Cardo ou de outras marcas compatíveis. Uma coisa é certa, a partir do momento em testem um destes sistemas, nunca mais vão querer outra coisa. Principalmente se for o Freecom 4+ com colunas JBL integradas. Que som!
Na ponta dos dedos
Embalados pela descoberta às funcionalidades, deixamo-nos impressionar também com as dimensões reduzidas e o design moderno. Comandos simples e intuitivos, funcionam mesmo com luvas mais grossas. O grande desafio é mesmo descobrir “quem faz o quê” no que aos comandos diz respeito, principalmente por parte de quem nunca foi muito dado a estas tecnologias, ou que nunca as usou antes.
Nada que uma utilização diária, acompanhada pelas instruções não ajudem a ultrapassar. Com uma utilização diária e intensa, em pouco mais de uma semana começamos a entrar “no esquema” e a compreender melhor todos os passos e comandos. Não pretendemos aqui explicar o que cada comando faz e como faz, mas sim, abordar o funcionamento geral do Freecom 4+. Nesse campo, ficámos rendidos. Desde logo, pela qualidade do som, fornecido pelas colunas (auscultadores) da JBL.
O som é cristalino e com um bom capacete, fechado, gozamos de grandes momentos musicais. Os comandos por voz permitem- -nos fazer todas as operações sem esforço e sem perder o foco no que interessa, a estrada. Nos primeiros dias, demos por nós a fazer chamadas, enquanto o que queríamos era ligar a música… Bastou voltar a ler as instruções, para assimilar melhor a informação e os comandos, agora apoiados na experiência. Quando utilizamos o sistema de rádio, temos que contar com as debilidades próprias das frequências, que muitas vezes nos levam a escutar mais “chuva” do que outra coisa.
O sistema RDS do rádio, faz a procura automática pelo sinal mais forte, seja dentro ou fora das cidades. Podemos procurar e guardar as nossas estações fa- voritas directamente no intercomunicador, ou, mais fácil, na aplicação da Cardo. Aliás, basta emparelhar o sistema ao smartphone e já está, é só desfrutar de todas as potencialidades. Tão simples quanto isto. O sistema de som aumenta e diminui consoante o nível de ruído detectado pelo microfone e isto leva-nos a uma curiosidade: por vezes, nos dias mais ventosos é normal que o sistema se possa “baralhar” um pouco, quando parados, pois basta dar uma rajada de vento no micro para o som aumentar e depois diminuir… Mas por norma e se for um capacete integral, isso não se coloca.
Estás em casa?
Esta foi uma das perguntas que me deixou completamente rendido ao Cardo Freecom 4+… Estava em plena viagem quando recebo uma chamada e do outro lado me perguntam se estava em casa… Estranhei e perguntei se me estavam a ouvir bem…
Dou outro lado suou um “sim, estou a ouvir muito bem, porquê, não estás em casa?” Respondi “não, estou a andar de moto…”. Não acreditaram em mim… Aí tive a confirmação que faltava… Funciona muito bem! E a verdade é que em termos de rede, nunca se notaram falhas.
Funcionalidades
Como supra referido, o Freecom 4+ apresenta uma grande quantidade de funcionalidades como o sistema intercomunicador que permite falar com o passageiro ou entrar em modo conferência moto-a-moto; escutar e partilhar a música que tem guardada no seu telemóvel; ligar, via Bluetooth a sistemas de intercomunicação de outras marcas; partilhar a lista de músicas ou estações de rádio favoritas com o seu passageiro; carregar a bateria do sistema enquanto viaja, através de USB ou do carregador de 12V; aplicação para smartphone, através da qual podemos fazer a gestão completa de todo o sistema e partilhar as chamadas telefónicas com os “parceiros” de intercomunicação.
Preços
Freecom 4+: 249,95€
Freecom 4+ Duo: 449,95€
Saiba mais em www.goldenbat.pt