A aparição de novos circuitos dedicados às mais diversas provas de desporto motorizado (automóveis ou motos) abrandou. Custos de desenvolvimento dos projetos, custos de construção do circuito que aumentaram exponencialmente durante a após a pandemia Covid-19, levaram as empresas e investidores a deixarem para um segundo plano a construção de novos circuitos ou até mesmo novos circuitos em maus lençóis, como acontece com o KymiRing.
Porém, na região francesa de Couvron, a MotorSport Vision parece estar a adotar um conceito diferente.
Talvez aproveitando o crescente interesse do público em geral por veículos elétricos, menos poluentes e que têm vindo a evoluir a um ritmo eletrizante, com propostas inovadoras, mesmo no mundo das duas rodas, a MotorSport Vision divulgou um conjunto de informações sobre o seu circuito “eco resort”, criado a pensar nas corridas de veículos elétricos!
De acordo com as informações avançadas pela sociedade promotora deste projeto mais amigo do ambiente, uma empresa liderada por Jonathan Palmer, antigo piloto de Fórmula 1 e que também tem a seu cargo a gestão de circuitos como Donington Park, Cadwell Park ou Brands Hatch, a ideia para a criação deste novo circuito em França não é algo que apareceu recentemente.
Na realidade, o projeto deu os primeiros passos em 2015, quando a MotorSport Vision adquiriu um lote de terrenos até então ocupados pelo exército francês. Na área total de 520 hectares o objetivo inicial era construir um circuito com cerca de 8 km de extensão, um dos maiores e mais rápidos circuitos na Europa.
Mas a ideia de que este novo circuito seja ideal para veículos elétricos obrigou a reformular o plano. Assim, o traçado “elétrico” diminuiu para uns mais convencionais 3,5 km de extensão, ocupando uma área de 40 hectares.
A grande mais-valia para os pilotos de veículos elétricos que queiram participar em corridas ou eventos particulares neste circuito em Couvron, é a quinta fotovoltaica que irá ocupar uma área de 300 hectares! Uma gigantesca estrutura que será capaz, se tudo correr conforme previsto pela MotorSport Vision, de gerar uns generosos 350 MW.
Desta forma o circuito será praticamente autossustentável em termos energéticos, gerando a energia que será usada para carregar as baterias dos veículos elétricos que ali vão competir.
O prazo previsto para a construção deste circuito exclusivo para veículos elétricos é de 4 a 5 anos. Será depois necessário adicionar mais alguns meses para que as estruturas auxiliares para acomodar o público sejam construídas.
Veremos se este projeto ambicioso e mais amigo do ambiente tem “rodas para andar” ou se ficará sem eletricidade antes mesmo de ficar terminado.
Mas não deixa de ser uma ideia interessante por parte da MotorSport Vision, até porque, recordamos, na Europa existem cada vez mais regras que limitam as competições motorizadas, sendo que no Velho Continente os políticos pretendem proibir a venda de veículos com motor a combustão interna, favorecendo os veículos elétricos, incluindo, claro, as motos elétricas.
E um “eco-circuito” como este em França poderá ser uma boa ajuda para o crescente interesse nas corridas de veículos elétricos.