Enduro Sprint 2024 – Luís Oliveira é o primeiro líder do campeonato

A temporada 2024 do Campeonato Nacional de Enduro Sprint arrancou em Águeda e Luís Oliveira arranca na liderança da classificação.

Foi no passado domingo, 8 de setembro, que o ACTIB – Águeda Action Club tomou a seu cargo o ‘pontapé de saída’ do Campeonato Nacional de Enduro Sprint nesta temporada de 2024, competição que conta com cinco provas no seu calendário e se prolongará até 1 de dezembro em Castelo Branco, com passagens ainda por Figueira da Foz, Viana do Castelo e Penacova.

Nesta ronda inaugural, com ‘quartel-general’ no bem-conhecido Crossódromo Internacional de Águeda, o muito pó previsto – que tinha já antecipadamente causado a substituição da resistência agendada para a tarde pela repetição do percurso e especiais da manhã, mas em sentido inverso – marcou o dia de competição.

De manhã, foi Luís Oliveira (Yamaha) quem venceu a contenda do Enduro Sprint com 7 segundos de vantagem sobre Renato Silva (Beta), com Bruno Charrua (GasGas), Rúben Ferreira (Beta) e Francisco Leite (Sherco) a fecharem o ‘Top 5’, numa prova bastante competitiva.

Na parte da tarde (estas provas contam com pontuações finais independentes), foi Rúben Ferreira a triunfar, mostrando que quer lutar por mais um título depois do sucesso na classe Open do Nacional de Enduro. Luís Oliveira terminou em 2º lugar a 17 segundos, incluindo uma penalização de 15 segundos. Ainda assim, Luís Oliveira consegue somar os pontos necessários para arrancar esta temporada 2024 do Enduro Sprint como primeiro líder da classificação na Elite.

Bruno Charrua repetiu o 3º posto, na frente de Gonçalo Reis (GasGas) e Renato Silva.

Entre as Senhoras, o grande destaque foi para o regresso à ação de Joana Gonçalves (Husqvarna), após um longo ano de paragem por lesão.

Joana Gonçalves entrou no campeonato com o ‘pé direito’, vencendo de manhã e de tarde, sempre com boa réplica por parte de Rita Vieira (Yamaha), que terminou, respetivamente a 16 e a 14 segundos. Em seguida e sempre pela mesma ordem terminaram Mariana Afonso (KTM), Francisca Duarte (Sherco) e Liliana Pereira (KTM).

Luís Cardoso (Beta) triunfou ‘a dobrar’ entre os pilotos da categoria Verdes 2, com Tomás Rodrigues (Yamaha) e André Reis (GasGas) a dividirem os triunfos em Verdes 1. José Silva (Beta) foi sempre o mais forte nos Veteranos, tal como Albano Mouta (GasGas) em Super Veteranos e Luís Brandão (KTM) em Promoção.

O Campeonato Nacional de Enduro Sprint estará de regresso à ação na Figueira da Foz a 29 de setembro, prova antecedida na véspera por uma ronda do Campeonato Nacional de Mini Enduro.

Para ficar a par das classificações completas do campeonato apenas tem de clicar aqui .

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!