EnduroGP 2024 Fafe – Garcia e Holcombe repartem vitórias no arranque da temporada

Josep Garcia venceu o EnduroGP de Fafe, mas o campeão Steve Holcombe não ficou muito atrás. Pilotos portugueses sofreram bastante.

Tal como a Revista Motojornal tinha adiantado, no passado fim de semana o Campeonato do Mundo de Enduro, também conhecido como EnduroGP, realizou a sua primeira de sete rondas previstas para a temporada 2024, a primeira de duas jornadas consecutivas em Portugal.

Coube a Fafe receber a ronda de abertura do EnduroGP, com o percurso a apresentar as dificuldades ao nível do que podemos esperar numa competição onde estão os melhores pilotos do mundo desta disciplina.

A vitória final no EnduroGP de Fafe ficou nas mãos de Josep Garcia (KTM), mas a verdade é que o campeão em título, Steve Holcombe, a fazer aqui a sua estreia com uma moto da Honda, também esteve em grande nível terminando o fim de semana em segundo e com pouca diferença para o espanhol.

Josep Garcia começou por triunfar na especial Super Test de sexta-feira à noite, perante uma assistência de vários milhares de espectadores, repetindo o resultado no primeiro dia mais a sério deste EnduroGP, o sábado, dia em que a chuva esteve presente e acentuou a dificuldade de um percurso exigente e das especiais, muito bem desenhadas.

A especial Extreme Test, em particular serviu para criar maiores diferenças entre os participantes nesta prova de Fafe, e, em particular, com os pilotos portugueses a acusarem alguma falta de rodagem internacional a este nível e a passarem por muitas dificuldades. Luís Oliveira (Yamaha) foi 12º e último da classe Elite 1, Frederico Rocha (Rieju) também não escapou ao fundo da tabela (11º lugar) em Junior 1 e Francisco Leite (Sherco) foi o 16º colocado na concorrida classe Youth (motos de 125 cc e pilotos até 21 anos).

No domingo, com a chuva a dar tréguas, foi o britânico Steve Holcombe, campeão mundial em título de EnduroGP, a responder ao ataque do piloto da KTM, vencendo então face a Josep Garcia e Nathan Watson.

Entre os portugueses, Luís Oliveira foi 11º em Enduro 1, Frederico Rocha ocupou idêntica posição em Junior 1 e Francisco Leite conseguiu terminar nos pontos este segundo dia de prova, com um 13º posto entre os 21 pilotos presentes.

Com este resultado em Fafe, Josep Garcia arranca a temporada com vitória e está assim na liderança da classificação com 37 pontos, Steve Holcombe é segundo com menos dois pontos, enquanto Andrea Verona (GasGas) é o terceiro classificado com 30 pontos somados até agora.

A caravana do Campeonato do Mundo de Enduro permanece em Portugal esta semana, rumando até Valpaços onde, de 12 a 14 de abril, se disputa a segunda prova do campeonato.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todos os resultados e novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!