Energica Experia é a primeira elétrica concebida para viajar

A Energica Experia é a primeira moto elétrica concebida de raiz para viajar. Já está disponível para encomendas no site do fabricante.

Energica Experia

A Energica Experia é uma novidade da marca com sede em Modena e é a primeira sport tourer “verde” do mundo, desenhada de raiz para o efeito. Conta com um motor elétrico de 306V, do tipo Síncrono de Ímanes Permanentes (PMASynRM), capaz de uma potência contínua de 80 cv às 7000 rpm, com pico de 102 cv às 7500 rpm. Já o binário é de 115 Nm podendo chegar aos 900 Nm à roda.

Esta Energica Experia oferece uma bateria de polímeros de Lítio com 22.5 kWh (Max.) e 19.6 kWh, ajustada a 1200 ciclos de carga para 80% de capacidade. A nova bateria, embora com maior capacidade, tem um peso total menor e uma distribuição de massa diferente, tornando o Experia bastante fácil de pilotar em terrenos mistos.

Energica ExperiaA velocidade máxima é de 180 km/h, mas limitada eletronicamente, enquanto que a aceleração dos 0-100 km/h é de 3,5 segundos.

Em termos de autonomia, esta turística desportiva do fabricante italiano possui cifras interessantes, se atendermos que é movida por um propulsor elétrico. São anunciados 420 km de autonomia em cidade, enquanto que em circulação combinada o valor desce para 256 km. Já em andamento extra-urbano, a autonomia fica-se pelos 208 km.

De acordo com os parâmetros WMTC (World Motorcycle Test Cycle) a autonomia é de 222 km.

Energica ExperiaPara a otimização e gestão de todos os parâmetros da moto, inclusive de consumos de energia, a Energica Experia oferece um conjunto de quatro modos de condução (Eco, Urban, Rain, Sport), a que se juntam mais três modos personalizados e parametrizáveis pelo utilizador.

Além destes, esta sport-tourer elétrica disponibiliza ainda quatro modos de regeneração de energia (High, Medium, Low, Off), que permitem ao condutor adicionar alguns quilómetros à autonomia aproveitando a energia gerada nos momentos de travagem e desaceleração.

Já o controlo de tração apresenta seis níveis de intervenção, num sistema que se conjuga com o ABS com função “cornering”, para um controlo e segurança adicional.

Energica ExperiaPara ajudar a mover os 260 kg de peso deste modelo, a Energica criou um sistema de marcha-atrás e ainda uma segunda opção de deslocamento a baixa velocidade. Com estas ajudas o condutor é capaz de executar manobras com maior conforto em muito baixa velocidade.

O quadro tem uma arquitetura em treliça de aço tubular, a que se junta um conjunto de suspensões ZF Sachs. Na frente encontramos bainhas de 43 mm de diâmetro e que proporcionam nada menos do que 150 mm de curso, ajustáveis na pré-carga, compressão e extensão. Na traseira encontra-se colocado um monoamortecedor, com 150 mm de curso, e que é também ajustável na pré-carga e extensão.

Os travões são fornecidos pelos especialistas da Brembo. Estamos a falar de duplo disco flutuante, com 330 mm de diâmetro no eixo dianteiro e mordidos por pinças de 4 pistões de montagem radial. Na traseira, a Energica Experia conta com um disco de 240 mm e pinça de dois pistões.

Convém referir que o sistema de travagem ABS Cornering é controlado e ajustado pelo comprovado Bosch 9.3MP.

Esta novidade turística e elétrica da casa italiana disponibiliza como equipamento de série 112 litros de capacidade de bagagem, distribuídos entre o top-case e as duas malas laterais.

O preço da Energica Experia ainda não é conhecido em Portugal, mas já está disponível para encomendas através do representante exclusivo em solo nacional ZEVtech e pode encontrar mais informações clicando aqui