Entrevista Kouji Tsuya – Project Leader da Yamaha R1/R1M

Kouji Tsuya, responsável pela M1 de MotoGP em 2018, liderou o desenvolvimento da nova geração da Yamaha R1.

Entrevista Kouji Tsuya

Texto Alberto Pires • Fotos Yamaha

Motojornal – Chegou-se a temer que a Euro5 iria destruir as motos desportivas. Esta R1 é a contribuição da Yamaha para afastar esse receio? Kouji Tsuya – Sim, algumas das alterações foram feitas precisamente para poder cumprir as novas normas, e conseguimos manter os mesmos valores de potência máxima.

Se sobrepusermos as curvas de potência e binário com as da versão anterior, são iguais? Não são exatamente iguais, mas as características são as mesmas. Podemos até dizer que melhoraram, sobretudo ao nível da utilização.

Foram feitas algumas modificações nos balanceiros e no sistema de injeção, mas ao nível da gestão electrónica, o que tem a realçar? O nosso objectivo com esta moto era obter um controlo total ao nível da aceleração e optimizar o travão motor. O “Launch Control” não é muito utilizado mas está muito desenvolvido, e os tempos de interrupção do “Quick Shifter” permitem agora uma melhor aceleração.

Quais foram as definições mais delicadas de estabelecer? Provavelmente o “Power Mode” tenha sido a mais difícil, já que depende da utilização e da experiência de quem a vai conduzir. Definir as fronteiras entre cada utilizador e de que forma é que as íamos estabelecer, obrigou a um estudo bastante elaborado.

O que é que foi determinante nas modificações da carenagem, a imagem da MotoGP ou os resultados em túnel de vento? O coeficiente de penetração e o conforto e proteção do condutor foram as linhas dominantes, seguramente, tentando simultaneamente uma aproximação à imagem da MotoGP.

Quando olha para a nova R1, o que é que o enche de orgulho? As suas linhas, as características do motor e o som do motor.

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