ESBK 2023 – Ivo Lopes com dobradinha não tem rival em Navarra!

Ivo Lopes reforçou a liderança das Superbike no campeonato espanhol ESBK com duas vitórias dominadoras em Navarra.

O campeonato espanhol ESBK prosseguiu a sua temporada no passado fim de semana, com a realização da ronda de Navarra. Entre os muitos pilotos que participam neste competitivo campeonato nacional, encontramos vários nomes portugueses, sendo Ivo Lopes (BMW EasyRace) o mais sonante!

O piloto da Amadora voltou a dar cartas perante adversários de nomeada na classe Superbike do ESBK, conseguindo vencer de forma dominadora, em quaisquer condições, fazendo a volta mais rápida em corrida, e mostrando que a paragem de verão não o fez perder a sua forma fantástica em que se encontra esta temporada 2023.

Ivo Lopes, depois de garantir a “pole position”, arrancou duas vitórias. Na corrida 1, disputada no sábado, o português e a sua M 1000 RR levaram a melhor com uma vantagem de mais de 2,2 segundos sobre o espanhol Oscar Gutierrez (Team Honda Laglisse). Nessa primeira corrida o pódio ficou completo com a presença do regressado Marco Alcoba (Andotrans Team Torrento Yamaha).

Na corrida 2, disputada no domingo e sob um enorme dilúvio que deixou o traçado de Navarra completamente inundado, Ivo Lopes voltou a passear a sua classe no ESBK, vencendo mais uma vez, desta feita com mais de 7 segundos de vantagem sobre Naomichi Uramoto (JEG Racing Honda), e com Marc Alcoba a repetir o terceiro lugar.

ivo lopesEm reação a esta segunda corrida de Navarra, Ivo Lopes refere que “Antes da corrida acusei algum nervosismo porque não queria que a corrida fosse à chuva, mas acabou por ser e ainda bem que assim foi porque consegui imprimir um ritmo muito forte desde início, tendo conseguido criar uma grande vantagem para os pilotos que vinham em minha perseguição. Foi uma vitória perfeita porque conseguimos amealhar muitos pontos para o campeonato. Faltam duas corridas e a verdade é que matematicamente é possível sermos já campeões na próxima corrida o que nos permitia cumprir já com os nossos objetivos, mas temos que nos manter focados porque as coisas não terminam aqui. Quero agradecer à equipa, pois estamos todos alinhados e porque sem eles nada disto era possível. Obrigado a todos os que estão comigo e tem sido muito gratificante ver os frutos do meu trabalho. Vamos continuar focados até ao final do campeonato!”.

Para as aspirações do piloto português na conquista do título, a boa notícia é que Roman Ramos (Kawasaki Palmeto PL Racing) abandonou, e com isso permitiu a Ivo Lopes escapar ainda mais na liderança da classificação de pilotos rumo a um título que já parece estar nas mãos do português da BMW EasyRace.

Nas contas do campeonato temos Ivo Lopes com 208 pontos enquanto Roman Ramos tem 134 pontos. Os dois primeiros das SBK do ESBK estão separados por 74 pontos, sendo que com duas rondas por disputar (o que equivale a 100 pontos no máximo), Ivo Lopes tem caminho livre para se sagrar novamente campeão espanhol de velocidade.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. A não perder!