ESBK 2023 Jerez – Ivo Lopes é bicampeão espanhol!

Ivo Lopes sagrou-se bicampeão espanhol de velocidade ao vencer a corrida 1 da ronda de Jerez do ESBK. É agora campeão em simultâneo em Portugal e Espanha!

Ivo Lopes está a realizar uma temporada verdadeiramente inacreditável em termos de conquistas. O piloto português da BMW easyRace, depois de recuperar o título português nas Superbike do Campeonato Nacional de Velocidade (CNV Moto), sabia que poderia ficar para a história da disciplina se conseguisse sagrar-se bicampeão espanhol na categoria maior do ESBK.

E a verdade é que o português, natural da Amadora, não deixou escapar a oportunidade, conquistando o título das SBK no ESBK ao vencer a corrida 1 da sexta ronda do campeonato espanhol que este fim de semanas se disputa no circuito andaluz de Jerez de La Frontera.

Ivo Lopes e a sua BMW M 1000 RR foram desde os treinos cronometrados os destaques da principal categoria, mas na qualificação viu o seu rival Roman Ramos (Kawasaki Palmeto PL Racing) a roubar-lhe a “pole position” em Jerez, com Steven Odendaal a fechar a primeira linha da grelha de partida.

Ainda assim, nada estava perdido, e Ivo Lopes sabia que terminar a corrida 1 na frente de Ramos lhe garantia desde já o campeonato 2023.

ivo lopesApós o arranque, o piloto português já conseguia ocupar a liderança e a desfrutar de uma excelente ligação com a sua BMW M 1000 RR, Ivo Lopes voava sobre o asfalto do traçado andaluz rumo ao que parecia ser uma vitória garantida e a conquista do título ESBK.

Porém, Roman Ramos manteve-se colado na traseira do português o tempo todo, e a duas voltas da bandeira de xadrez conseguiu mesmo suplantar Ivo Lopes, numa ultrapassagem que também foi conseguida por Oscar Gutierrez, fazendo o piloto da BMW easyRace descer a terceiro.

Mas a história desta corrida não estava escrita.

Roman Ramos e Oscar Gutierrez saíram largo na última curva quando se atacavam um ao outro, e isso permitiu a Ivo Lopes passar os dois rivais de uma só vez. A partir desse momento o título já não escapou ao português, que cruzou a meta na frente de Ramos e Gutierrez, sagrando-se campeão espanhol de Superbike em 2023!

ivo lopesDesta forma, e numa temporada em que já se estreou no Mundial Superbike como “wildcard” na ronda da Catalunha, Ivo Lopes concretiza um feito inédito na história do motociclismo de velocidade na Península Ibérica: para além de campeão português, é também campeão espanhol, em simultâneo, podendo assim ser chamado de “campeão ibérico”! Um feito que certamente será muito complicado de repetir, e que deixa o #75 na história do motociclismo ibérico.

Agora, e pese embora o campeonato espanhol ESBK não tenha terminado, nem o CNV Moto, as atenções dos fãs e do próprio piloto estarão já centradas no futuro. Com resultados ímpares nos dois campeonatos ibéricos, Ivo Lopes poderá em 2024 enfrentar um novo desafio na sua carreira.

Esperamos novidades de forma oficial muito em breve, novidades que serão, a todos os títulos, extremamente positivas, pelo que aconselhamos a que fique atento a www.motojornal.pt para ser dos primeiros a ficar a conhecer o futuro de Ivo Lopes. A não perder!

Galeria de Ivo Lopes campeão espanhol de Superbike