O circuito andaluz de Jerez foi palco da ronda de abertura do campeonato espanhol ESBK. Numa competição onde pontificam alguns dos maiores valores do motociclismo mundial, os pilotos portugueses estiveram em grande forma, garantindo desde já pontos importantes tendo em vista os seus objetivos.
O maior destaque dentro da comitiva lusa foi Ivo Lopes nas Superbike. O piloto da BMW Motorrad EasyRace esteve em grande forma, garantindo uma saborosa vitória na primeira corrida de sábado, que depois complementou com um saboroso segundo lugar atrás de Roman Ramos (Kawasaki). Desta forma, Ivo Lopes e a sua BMW M 1000 RR encontram-se na liderança do campeonato ESBK.
Em reação a este fim de semana, e mais precisamente à corrida 2, onde fecha como líder dentro das SBK, Ivo Lopes refere que “A corrida de hoje foi sem palavras! Estou muito, muito feliz, independentemente de ter terminado em P2. Foi uma corrida bastante rápida, uma das corridas mais rápidas aqui de Espanha neste campeonato, o que quer dizer que o andamento está muito forte. Arrancámos de P1, com um ritmo forte, mas como não estava a conseguir ganhar tempo optei por abrandar o ritmo, com o Roman (Ramos #40) a assumir a liderança. Consegui manter-me na roda dele e ataquei na volta final! Ataquei na reta interior, mas precipitei-me e travei muito tarde. Voltei a tentar passar na entrada da reta da meta, mas na travagem a roda da frente bloqueou e acabei por abrir a linha para o Roman que acabou por vencer a corrida. A minha equipa está de parabéns, obrigado a toda a estrutura, obrigado a todos pois diverti-me muito, foi muito bom, sempre que saí para a pista fui muito rápido, conseguia fazer tudo o que queria na moto! Claro que queria o P1, mas este P2 é muito importante pois saímos de Jerez na liderança do campeonato!”.
Nas Superstock 600, os portugueses Pedro Fragoso e Isaac Rosa garantiram resultados sólidos. Fragoso e a sua Yamaha alcançaram um 17º lugar depois de desistir na corrida 1, enquanto Isaac Rosa, a estrear-se na categoria conforme a Revista MotoJornal já aqui tinha referido em antevisão ao projeto desportivo do piloto, fechou o fim de semana com o 14º lugar nas SST 600.
Em ação estiveram ainda Rodrigo Valente nas SSP300, com o piloto apoiado pela Revista MotoJornal a alcançar os pontos numa temporada em que aposta forte. Rodrigo levou a sua Kawasaki Ninja 400 até ao 7º lugar na corrida 1, seguindo-se um 9º lugar na corrida 2, o que o deixa bem posicionado nas contas da categoria. O piloto luso está já no circuito Motorland Aragón para o que será um importante treino com uma 600 cc da equipa Motap, prosseguindo assim a sua preparação rumo a novos patamares.
Também nas SSP300 o tricampeão nacional Tomás Alonso, e também em Kawasaki, fez 9º lugar na corrida 1 e fechou fim de semana de Jerez com um 7º lugar. Martim do Motoclube de Loulé foi 13º e 19º.
Nas motos mais pequenas, Martim Marco rodou entre os mais rápidos na categoria PréMoto3, tendo o piloto de Coimbra registado um 6º e um 9º lugar nas corridas. Já Afonso Almeida, que integra a equipa MO Racing Team, e pese embora tenha mostrado uma boa evolução ao longo do fim de semana em Jerez, saiu desta ronda do ESBK com dois inglórios abandonos.
Ainda na equipa MO Racing Team, destaque para Gonçalo Dias, que nas Moto4 foi 15º e 17º, tendo nesta categoria o melhor português em pista sido Pedrinho Matos que esteve na luta pelo pódio e sai de Jerez com um 5º e 6º lugar em corrida.
O campeonato espanhol ESBK prossegue com uma segunda ronda no circuito Motorland Aragón nos dias 13 a 16 de abril.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as informações relacionadas com os pilotos portugueses que competem no campeonato espanhol ESBK 2023. A não perder!