ESBK 2023 Navarra – Tomás Alonso estreia-se no pódio!

O campeão nacional conseguiu subir ao pódio das Supersport 300 na ronda de Navarra do ESBK. Aqui fica a reação do Tomás Alonso.

tomás alonso

A ronda de Navarra do campeonato espanhol de velocidade ESBK ficará na memória do tricampeão nacional Supersport 300. Tomás Alonso, piloto da Quaresma Racing Team, fechou a antepenúltima ronda da temporada em Espanha a estrear-se no pódio das SSP300.

Fazendo a sua viagem até terras de “nuestros hermanos” para voltar a competir após a paragem de verão e antes de regressar a Portugal para cumprir mais uma participação como “wildcard” nas SSP300 do Mundial Superbike no final de setembro no Autódromo Internacional do Algarve, Tomás Alonso esteve em plano de destaque no ESBK.

Num circuito onde nunca tinha competido, e por isso tendo, naturalmente, de enfrentar o habitual período de adaptação e descoberta dos segredos e características do traçado de Navarra, Tomás Alonso e a sua Kawasaki Ninja 400 encontraram o ritmo necessário para fazer bons resultados nas duas corridas do passado fim de semana.

Na corrida 1, o piloto português da Quaresma Racing Team cruzou a meta em 7º, e efetuando aquela que foi a segunda volta mais rápida dessa corrida. Isso deixava boas indicações para a corrida de domingo.

E de facto o tricampeão nacional esteve ao seu melhor nível. Depois de uma fase inicial de prova em que viu os três primeiros fugirem na frente da corrida, Tomás Alonso foi, aos poucos, conseguindo reduzir a diferença que o separava do pódio, e revelando um excelente ritmo acabou mesmo por conseguir conquistar o ambicionado primeiro pódio nas SSP300 do ESBK.

Um resultado muito positivo e que ajuda claramente nas contas do campeonato, com Tomás Alonso a colocar-se agora em 5º com 97 pontos, estando os dois pilotos à sua frente – Blai Molas e Unai Pascual – bastante próximos em termos de pontuação, pelo que o piloto português poderá ainda fechar a temporada espanhola como um dos três melhores pilotos das SSP300.

“O fim de semana foi bastante positivo para mim. O início não correu assim tão bem porque Navarra é um circuito novo para mim, não o conhecia totalmente, portanto tivemos de passar por uma fase de adaptação e foi um pouco difícil. Mas conseguimos dar a volta a isso, e conseguimos ser fortes na qualificação, na corrida 1 também. Claro que tenho de falar mais sobre a corrida 2, porque conseguimos o pódio. No início da corrida parecia que estava tudo perdido, os três primeiros conseguiram ganhar uma vantagem, mas felizmente, pouco a pouco, fomos recuperando e conseguimos chegar lá. Claro que saberia muito melhor sair de Navarra com uma vitória, mas conseguimos o terceiro lugar sendo assim o meu primeiro pódio. Estou muito feliz e estamos prontos para o mundial!”, referiu Tomás Alonso já de regresso a Portugal.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!