ESBK 2023 – Rodrigo Valente com visita complicada a Navarra

O português da Ilusion Racing mostrou andamento para bons resultados. Mas Rodrigo Valente acabou por sofrer muitas contrariedades em Navarra.

rodrigo valente

A visita do campeonato espanhol ESBK ao circuito de Navarra, para aquela que foi a antepenúltima ronda da temporada 2023, contou com a presença de Rodrigo Valente. O piloto português, apoiado pela Revista MotoJornal, e que defende as cores da equipa Ilusion Racing, saiu desta ronda espanhola sem pontos no “bolso”.

Um fim de semana complicado logo desde os treinos livres, com uma queda aparatosa num momento em que Rodrigo Valente estava em grande destaque na tabela de tempos das Supersport 300, e que o levou mesmo a ter de visitar o hospital local onde foi confirmada uma contratura no pescoço, para além de muitas dores no corpo em resultado da violência da queda.

Ainda assim, a esperança do piloto luso era de conseguir uma boa qualificação que lhe permitisse depois obter bons resultados nas duas corridas das SSP300 em Navarra, e o 10º melhor tempo na qualificação desta categoria do ESBK deixava antever uma boa performance no final do fim de semana em Espanha.

rodrigo valenteInfelizmente para as ambições do piloto da Ilusion Racing, sofreu quedas, que o deixaram de fora da luta pelos pontos e até pelas posições de pódio, conforme o próprio Rodrigo Valente no explicou após a ronda de Navarra:

“Foi um fim de semana complicado em Navarra, com muitos pontos positivos e alguns negativos…

Durante o dia de quinta-feira fui dos mais rápidos, sexta-feira no FP2 fiz P1 e no FP3 quando ia para primeiro tive uma queda aparatosa (devido a uma poça de água) que passadas umas horas me levou ao hospital. Graças a Deus sem grandes consequências, uma contratura no pescoço e algumas dores no corpo e no ego. Os cronos correram mais ou menos, alguns problemas, mas depois de tudo o que tínhamos passado na sexta-feira não foi um mau resultado (P10).

Saímos para a corrida 1 confiantes, sabíamos que tínhamos ritmo para estar no grupo da frente e assim foi. Quando ia em P3 por um erro meu caí! No domingo, no warm up, saí confiante e fiz P4.

Na corrida 2 saí de P12 devido à queda de sábado, sabia que me tocava uma remontada e lá fui eu… mas mais uma vez a sorte não estava do nosso lado! Para não bater num outro piloto travei a fundo e perdi a frente, consegui levantar-me e retomar a corrida, mas já tinha perdido muito tempo ainda assim fui até ao fim! A sorte não esteve connosco, mas um dia estará!

Durante o fim de semana fui dos mais rápidos sendo mesmo o mais rápido algumas vezes, o que me deixa muito feliz! Tenho que pedir desculpa à minha equipa Ilusion Racing Team, pelo erro de sábado que nos custou um pódio. Agradecer também por todo o grande trabalho feito durante o fim de semana. Tive o grande privilégio de ter comigo dois grandes pilotos do mundial, o Adrian Huertas e o José Luis Perez, obrigado, o vosso apoio foi incrível. Obrigado ao meu coach Angel Viñales, que quase morreu de coração quando eu caí”.

Rodrigo Valente regressará à ação no ESBK para a penúltima ronda da temporada das Supersport 300, que vai acontecer em meados de outubro no circuito de Jerez. A derradeira ronda do ano acontece de 16 a 19 de novembro no circuito Barcelona-Catalunha.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!