ESBK 2024 Barcelona – Rodrigo Valente com fim de semana vai de ‘menos a mais’

Rodrigo Valente consegue um 9º lugar nas Superstock 600 do ESBK em Barcelona, depois de sofrer problemas técnicos na sua moto.

rodrigo valente

O piloto português Rodrigo Valente, apoiado pela Revista Motojornal, voltou a competir para o campeonato espanhol ESBK. Desta feita a sua temporada 2024 prosseguiu com a ronda de Barcelona, um fim de semana na Catalunha onde o recruta da Ilusion Racing voltou a ter de ultrapassar alguns problemas técnicos na sua moto.

Na qualificação, Rodrigo Valente rodou em 1m47.920s, um tempo que lhe permitiu ocupar o 18º lugar na grelha de partida em que a classe Superstock 600, onde compete, divide posições com as Supersport NG.

Já na primeira corrida do fim de semana no circuito Barcelona-Catalunha, e perante condições bastante complicadas, nomeadamente ao nível da temperatura ambiente bastante elevada, a Yamaha R6 #32 com as cores da Ilusion Racing viria a sofrer problemas técnicos ao nível da travagem.

Essa situação obrigou mesmo a uma passagem pela box para tentar resolver o problema com o travão, com Rodrigo Valente a regressar à corrida e a cruzar a meta em 18º nas Superstock 600.

Com os conhecimentos obtidos no sábado, a equipa do português tentou soluções que permitissem ao Rodrigo alcançar um bom resultado na segunda corrida, disputada no domingo.

Sem problemas técnicos a assinalar na sua moto, Rodrigo Valente conseguiu impor um ritmo mais constante e aumentou a sua performance do ponto de vista dos tempos por volta. Isto permitiu-lhe entrar em batalhas por posições bastante interessantes em termos de pontuação. Viria a ficar ‘entretido’ numa batalha direta pelo 8º lugar nas Superstock 600, mas viria a cruzar a meta em 9º, o que ainda assim permite ao português somar 7 pontos para a sua conta pessoal no campeonato.

Em reação ao que aconteceu este fim de semana em Barcelona, o piloto apoiado pela Revista Motojornal refere que “Foi um fim de semana bastante positivo no ponto de vista de evolução, conseguimos fazer bons tempos, bons resultados e principalmente um bom trabalho com a equipa. Infelizmente na primeira corrida tivemos um problema com o travão da frente devido ao calor intenso que esteve em todo o fim de semana, por isso fui obrigado a voltar para a box para o conseguir resolver. A segunda corrida correu melhor, conseguindo lutar pelo 8° lugar ao longo da mesma com um bom ritmo. Saímos de Barcelona confiantes para a próxima corrida que será no Estoril e com vontade de continuar a trabalhar”.

Com estes resultados, e com quatro rondas da temporada 2024 do ESBK cumpridas, Rodrigo Valente ocupa o 11º lugar na classificação de pilotos, com 32 pontos somados, estando a 13 pontos de Dino Iozzo que é o 10º.

Refira-se que na classe Superstock 600 estiveram ainda em pista os portugueses Isaac Rosa (Team Motoclube Loulé) e Gonçalo Capote (EasyRace Team), e com sortes absolutamente distintas para os dois. O primeiro conseguiu terminar ambas as corridas (17º e 16º), enquanto o segundo não terminou nenhuma das corridas.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!