ESBK 2024 Jerez – Oito portugueses em ação no melhor campeonato nacional

O campeonato espanhol ESBK arrancou a temporada 2024 com ronda de Jerez. Oito portugueses estiveram em ação. Aqui ficam os resultados.

esbk

Aquele que é considerado por muitos como o melhor campeonato nacional do mundo, o campeonato espanhol ESBK, uma verdadeira antecâmara para carreiras internacionais ao mais alto nível, iniciou no passado fim de semana a sua temporada 2024 no circuito Jerez Ángel Nieto. Em pista estiveram oito pilotos portugueses, integrados em quatro categorias diferentes.

O maior destaque entre os pilotos nacionais que integram o ESBK vai para o campeão da categoria principal, Superbike, Ivo Lopes, que este fim de semana iniciou a defesa do título aos comandos da sua BMW Motorrad M 1000 RR preparada pela EasyRace Team.

Com o #1 bem destacado nas carenagens da sua moto, Ivo Lopes não teve um fim de semana fácil. Longe disso. Numa categoria em que encontramos cada vez mais pilotos que já competiram em campeonatos do mundo, o piloto português sentiu problemas técnicos na M 1000 RR, que inclusivamente o impediram de participar num dos treinos livres.

A qualificação terminou com um 6º tempo a duas décimas da “pole position”, e foi dessa posição que o campeão em título arrancou para a Corrida 1.

esbkNa primeira corrida do ano, Ivo Lopes conseguiu um arranque bastante bom, que o deixou a rodar na terceira posição, mas alguns erros fizeram-no perder dois lugares, caindo assim para quinto.

A corrida viria a ser interrompida por bandeiras vermelhas, voltando o pelotão a alinhar para novo arranque e uma corrida “sprint” de apenas cinco voltas. O português da EasyRace Team arrancou de quinto, e com um arranque ainda melhor assumiu de imediato a liderança, mas viria a ceder uma posição.

Ivo, fruto da sua cada vez maior maturidade, não arriscou, e geriu o que faltava disputar dessa Corrida 1 de forma a garantir o primeiro pódio do ano, com um 2º lugar, e assim somou também os primeiros pontos na defesa do título das Superbike no ESBK.

Ocupando a segunda posição na grelha de partida para a Corrida 2, disputada no domingo, Ivo Lopes arrancou naturalmente com expectativas de discutir a vitória.

Porém, e mesmo tendo aguentado o ritmo para se manter entre os três primeiros nas primeiras 10 voltas, o piloto português acabou por ceder nos momentos finais, perdendo uma posição, cruzando a meta em 4º e somando mais pontos nesta primeira prova do campeonato ESBK.

esbkNas Stock 600 tivemos três portugueses em ação: Gonçalo Capote, Isaac Rosa e ainda Rodrigo Valente, piloto apoiado pela Revista Motojornal e sobre o qual falamos num artigo separado.

Quanto a Gonçalo Capote, o agora piloto da EasyRace Team garantiu em Jerez os primeiros pontos nesta temporada das Stock 600 do ESBK.

A queda na qualificação claramente não ajudou o luso na sua adaptação para a Corrida 1, prova em que viria a fechar a sua participação com um 9º lugar na categoria. A Corrida 2 viria a ser melhor, pois um bom arranque deixou Capote a lutar pelo 7º lugar, mas um erro obrigou o português a repetir o resultado do dia anterior e somar mais alguns pontos para o campeonato.

Já Isaac Rosa foi 12º na Corrida 1 tendo o piloto do Team Moto Clube de Loulé fechado a sua participação na primeira ronda da temporada das Stock 600 com um 16º lugar.

esbkNas Supersport 300 a representação das cores nacionais neste arranque de ESBK esteve também entregue a um trio de pilotos: Tomás Alonso, Martim Garcia e também Martim Jesus.

Destes, o antigo tricampeão nacional da categoria era aquele em que maiores esperanças estavam depositadas para subir ao pódio. Tomás Alonso, agora a defender as cores da equipa Pons MotoSport, queria capitalizar no que foi um final de temporada anterior muito positivo, e viria a terminar em 4º nas duas corridas das Supersport 300 em Jerez.

O piloto de Odivelas, aos comandos de uma Kawasaki Ninja 400, tentou antecipar as fugas dos pilotos mais rápidos do pelotão, permaneceu na luta pelo pódio até ao fim das corridas, mas numa categoria onde as diferenças são mínimas e os ataques são constantes, Tomás Alonso acabou por fechar o seu fim de semana no ESBK com dois resultados idênticos às portas do pódio.

Martim Garcia, a fazer a sua estreia nas SSP300 do ESBK, sentiu as naturais dificuldades de quem enfrenta um novo desafio em 2024, tendo levado a sua Kawasaki até à meta nas duas corridas disputadas em Jerez. Na primeira corrida foi 22º e depois melhorou algumas posições no domingo, tendo sido 18º.

Outro Martim, neste caso o Jesus, mas também aos comandos de uma Kawasaki, teve um fim de semana andaluz em crescendo. Qualificando-se em 10º, foi com naturais expectativas de conseguir estar entre os dez melhores no final das corridas. Na primeira, Martim Jesus estava em luta precisamente pela décima posição quando uma saída de pista o deixou fora de ação. Esse abandono não lhe retirou ânimo, e na Corrida 2 viria mesmo a conseguir então o ambicionado “Top 10” nas Supersport 300 neste arranque de ESBK.

Por fim, nas PreMoto3 tivemos o jovem Pedro Matos a defender as cores nacionais num sempre muito competitivo pelotão de talentos que querem mostrar-se às melhores equipas de outras categorias acima.

Ainda a recuperar de lesões, Pedro Matos conseguiu ainda assim uma boa qualificação ao garantir o 6º lugar na grelha de partida. Nas corridas acabaria por sentir maiores dificuldades, precisamente devido às limitações físicas, e principalmente nas curvas mais rápidas para o lado direito, e que acabaram por afetar negativamente os possíveis resultados que o piloto da QRG Motor Racing esperava alcançar em Jerez.

Pedro Matos fechou a Corrida 1 em 7º e depois na Corrida 2 foi 8º, num resultado que revelou a capacidade de resistência do piloto português perante uma situação mais complicada.

Destaque também nesta primeira ronda do campeonato para as diversas iniciativas promovidas pela RFME (federação espanhola), que levaram a que milhares de fãs das corridas de velocidade se deslocassem até ao circuito Jerez Ángel Nieto. Entre as iniciativas do fim de semana do ESBK realçamos o “pit lane walk”, momento perfeito para tirar fotos e pedir autógrafos, a que se seguiu uma volta de honra onde alguns pilotos completaram uma volta ao traçado acompanhados pelos fãs nas suas motos.

Certamente uma ideia que poderá ser replicada noutros campeonatos nacionais como forma de atrair mais público para as bancadas dos circuitos.

A próxima ronda do campeonato espanhol ESBK será disputada em Valência, circuito Ricardo Tormo, de 30 de maio a 2 de junho.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades e resultados do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!