ESBK 2024 Jerez – Problemas eletrónicos estragam estreia de Rodrigo Valente nas Stock 600

A primeira jornada de Rodrigo Valente nas Stock 600 do campeonato espanhol ESBK em Jerez terminou com 13º e 14º nas duas corridas.

rodrigo valente

Depois de uma pré-temporada preenchida com muito trabalho de preparação para enfrentar um novo desafio na sua carreira, Rodrigo Valente, piloto apoiado pela Revista Motojornal e que compete pelas cores da equipa Ilusion Racing no campeonato espanhol ESBK, marcou presença na primeira ronda da temporada 2024 deste campeonato disputada no passado fim de semana no circuito Jerez Ángel Nieto.

Rodrigo Valente, sempre sob o olhar atento do seu “mentor” Angel Viñales e com apoio em pista do também piloto português do Mundial de Resistência FIM, o Pedro Nuno, procurou aproveitar este primeiro fim de semana a sério aos comandos da sua nova Yamaha R6 para continuar a evoluir no conhecimento da nova moto nesta temporada de estreia nas Stock 600, ele que competiu durante alguns anos nas Supersport 300.

O piloto português, depois dos treinos e testes realizados nos dias anteriores à ronda de Jerez do ESBK, acreditava ter os argumentos necessários para obter bons resultados.

Porém, o seu fim de semana, e esses resultados nas duas corridas, foram afetados e ficaram abaixo das expectativas.

rodrigo valenteA causa dos problemas foi rapidamente identificada: a eletrónica da Yamaha R6 #32.

A moto japonesa, depois de uma quinta-feira isenta de problemas, começou a mostrar algumas falhas no dia seguinte. A Ilusion Racing conseguiu superar inicialmente os problemas relatados pelo piloto, permitindo ao Rodrigo Valente continuar a trabalhar em pista de forma normal.

No sábado, durante a qualificação, os problemas regressaram e impediram mesmo o piloto de Sintra de completar mais do que 3 voltas, o que naturalmente impediu um bom resultado para a obtenção de uma posição competitiva na grelha de partida para a Corrida 1 das Stock 600.

Nessa primeira corrida do fim de semana, Rodrigo Valente, pese embora um bom arranque e ritmo competitivo nas primeiras voltas, viria a entrar na box devido a sentir novamente problemas de eletrónica na sua moto. Perdeu aí muito tempo, viria ainda a regressar à pista para cruzar a meta creditado com o 13º lugar entre os pilotos da categoria Stock 600.

O primeiro contacto com esta nova categoria estava a ser um desafio com dificuldades inesperadas, mas o Rodrigo e a equipa técnica da Ilusion Racing trabalharam para tentar corrigir os problemas para a Corrida 2 de domingo.

Porém, e para além do já referido problema de eletrónica que se arrastava de dias anteriores, nesse derradeiro dia da ronda de Jerez a moto japonesa viria a apresentar um novo problema logo na volta de entrada em pista para formação da grelha, o que dificultou ainda mais a missão do piloto português.

Com tudo isto, Rodrigo Valente partiu para a corrida e conseguiu completar a mesma cruzando a meta em 14º.

Terminou assim o primeiro fim de semana do piloto luso neste novo desafio no ESBK. Rodrigo Valente, tal como o restante plantel do campeonato espanhol ESBK voltam à ação de 30 de maio a 2 de junho, mas agora no circuito Ricardo Tormo em Valência, para a segunda ronda da temporada 2024.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!