Espanha aprova circulação de motos nas bermas

Em Espanha passará a ser legal as motos circularem nas bermas das estradas em caso de congestionamentos de trânsito. Esta e outras medidas deverão entrar em vigor durante 2021 no país vizinho.

Com vista à diminuição de sinistralidade com motos, a Direção Geral de Trânsito espanhola apresentou um pacote de medidas que deverá entrar em vigor ao longo de 2021.

Uma das normas que deverá ter maior impacto, e que foi uma das mais aplaudidas pelo sector, será a possibilidade das motos poderem circular nas bermas das rodovias a uma velocidade máxima de 40 km/h em zonas congestionadas pelo trânsito automóvel.

Segundo explicou à imprensa espanhola o director-adjunto da mobilidade da DGT, Jorge Ordás, “esta medida será adoptada em zonas frequentemente congestionadas e em coordenação com as concessionárias das vias. A velocidade máxima será limitada a 40 km/h. Com isso pretendemos que as motos não circulem entre os carros, evitando situações de risco potenciais”.

De acordo com a imprensa espanhola, esta medida significa finalmente consagrar no Regulamento Geral de Trânisto (o nosso homólogo Código da Estrada) de uma reivindicação histórica de várias associações do sector das duas rodas, que há vários anos vinham a exigir às autoridades espanholas a permissão da circulação de motos nas bermas das vias de acesso às grandes cidades, ainda que em velocidades limitadas e apenas em caso de engarrafamentos.

Outra das medidas propostas é a obrigatoriedade do uso de luvas na condução de motos, acessório que, tal como o capacete, passará a ser obrigatório a partir do próximo ano. O vice-diretor de formação da DGT, Montserrat Pérez, afirmou que “quando um motociclista sofre um acidente e ocorre uma queda, instintivamente coloca as mãos em primeiro lugar para evitar o golpe, de modo que são uma das partes do corpo que sofre mais lesões.”

A DGT espanhola anunciou também outra novidade importante para 2021 para os condutores espanhóis: a frequência de cursos voluntários de condução defensiva será compensada ​​com um mínimo de pontos no “cadastro” da carta de condução. Com isto ir-se-á promover o “aprimoramento dos conhecimentos e as habilidades de técnicas de condução que evitem situações de risco”, explica o Diretor Adjunto de formação da DGT.

Além destas medidas, com aprovação prevista no decorrer de 2021, a DGT também está a estudar e a testar a eficácia dos coletes airbag para avaliar a sua possível utilização obrigatória dentro de alguns anos.