Especial de Motocross ISDE cancelada na Cortelha

A derradeira Especial de Motocross ISDE 2019, marcada para Cortelha, foi cancelada e será disputada no kartódromo Internacional de Portimão.

A Associação dos Amigos da Cortelha, enviou um comunicado à Comunicação Social a dar conta do cancelamento da Especial de Motocross ISDE, que servia de encerramento a este que é um dos eventos de enduro mais reputados a nível mundial. No comunicado pode ler-se: “A Associação dos Amigos da Cortelha, concelho de Loulé, entidade responsável pela gestão da atividade do Circuito de Motocross Algar, na Cortelha, vem desta forma comunicar que o Autódromo Internacional do Algarve, entidade responsável pela organização dos International Six Days Enduro 2019 (ISDE), decidiu à última da hora e surpreendentemente cancelar a especial de Motocross agendada para o dia 16 de Novembro, na Cortelha. A Associação dos Amigos da Cortelha, vem desta forma lamentar a deliberação do Administrador do Autódromo Internacional do Algarve e afirmar que trata-se de uma decisão sem ética, irresponsável e incumpridora dos compromissos assumidos entre as duas estruturas. De referir ainda que todas as contrapartidas impostas pelo Autódromo Internacional do Algarve foram e estavam asseguradas por uma vasta equipa da Associação dos Amigos da Cortelha, de modo a que a especial de Motocross na Cortelha e o momento de consagração dos vencedores dos ISDE 2019, fosse um sucesso.
De realçar o papel importante, empenhado e dedicado que o Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vitor Aleixo, teve neste processo, assegurando desde a primeira hora todos os meios necessários para a passagem desta prova internacional pelo nosso concelho, nomeadamente pelo Circuito de Motocross Algar, na Cortelha.”

Paulo Pinheiro reage ao cancelamento da Especial Motocross ISDE

Contactado pela revista MotoJornal, o Administrador do Autódromo Internacional do Algarve, o Engenheiro Paulo Pinheiro esclareceu que “atendendo à espectacularidade que este traçado de motocross oferece, optámos por contactar a Câmara Municipal de Loulé e a Associação dos Amigos da Cortelha, propondo precisamente fazer o encerramento da prova da melhor forma, naquele local. Note-se que, por norma, a última especial é sempre desenrolada perto do paddock, tornando a logística mais prática e fácil, mas no entanto, e com o foco apontado ao sucesso do evento, optámos por montar uma grande operação logística para esta, que era a especial mais afastada da base (que é o AIA). Como todos os municípios, a Câmara Municipal de Loulé foi contactada no sentido de pedirmos apoio para suportar os custos resultantes da prova como, por exemplo, com os Bombeiros ou as forças de segurança. A uma semana do evento, a Autarquia informou que não iria apoiar o evento, nem tão pouco com os custos resultantes de quatro ambulâncias. Posto isto, entrámos em contacto com um dos responsáveis pela Associação dos Amigos da Cortelha sem resposta em tempo útil. Como tal, e devido à dimensão do evento, fomos obrigados a tomar uma decisão imediata que passou por cancelar, efectivamente, a derradeira especial na Cortelha e desenhar uma alternativa, que passa pela construção de uma pista em terra, ao estilo motocross, no centro do Kartódromo Internacional do Algarve.”

Recorde-se que os ISDE 2019 decorrem entre 11 e 16 de Novembro em Portimão, uma prova onde são esperados mais de 750 pilotos, oriundos de 26 países e que atravessa três municípios distintos nesta região algarvia.