A nova gama KTM RC 2022, há muito esperada e desejada pelos fãs, conta com um design inspirado nos Grand Prix. Para este ano, a “armada” inspirada na Velocidade Mundial vai chegar com os útilmos desígnios a nível de eletrónica, soluções nunca antes vistas no segmento das pequenas desportivas.
A novidade mais notório começa pela presença estética, inspirada nas unidades de GP, revelando quase todos os painéis redesenhados e dois novos esquemas de cores que definem o seu DNA desportivo.
Foi propósito da KTM aumentar as dimensões dos seus modelos RC, não só para lhes oferecer uma presença visualmente mais atraente, como também para otimizar a aerodinâmica devido ao aumento das velocidades máximas.
A secção traseira do quadro foi reduzida ao máximo para atingir um perfil mais agressivo, mas também para mostrar um sub-quadro em aço multi-tubular redesenhado, melhorando ainda a ergonomia geral do posto de condução.
A zona dos joelhos foi ergonomicamente desenvolvida para permitir maior liberdade de movimentos ao condutor, sendo o mais estreita possível e com uma maior superfície de contacto. O novo posto de condução e o suporte da cúpula de duas partes são compostos por uma área superior de alumínio fundido e uma área inferior composta que segura o farol, enquanto o tanque de combustível é agora maior para melhorar o desempenho, conforto no uso diário e autonomia.
As carenagens são agora mais fáceis de retirar, contando com menos parafusos e com um sistema de ancoragem redesenhado. Esta solução visa tornar mais prático a troca de carenagens de série por outros carengaens desenhadas para as pistas. Contudo, evoluções mais notáveis desta nova gama KTM RC encontram-se para lá das carenagens.
A gama KTM RC 2022 foi desenvolvida tendo também como objetivo a redução de peso, principalmente na parte da ciclística. O novo design das rodas economizam 3,4 kg em peso não suspenso em relação à geração anterior, enquanto o novo sistema de travões ByBre consegue uma diminuição de 960 g. Além disso, o próprio quadro emagreceu 1,5 kg.
As suspensões também receberam actualizações, com cartuchos abertos ajustáveis WP APEX na forquilha dianteira, com 30 cliques de ajuste em compressão ou extensão.
O modelo topo de gama, o KTM RC 390, do qual oportunamente partilharemos as primeiras impressões desde Bolonha, está equipado com um amortecedor WP APEX ajustável em 5 níveis de pré-carga da mola.
Já a mais pequena KTM RC 125 apresenta uma forquilha dianteira de cartucho aberto WP APEX com uma configuração de fábrica totalmente nova e mais desportiva, bem como um novo amortecedor WP APEX, com um sistema de pistão dividido.
Todos os modelos da linha KTM RC estão equipados com motor monocilíndrico EURO5 de quatro tempos e refrigeração líquida de última geração, com duplo veio de comando de válvulas, quatro válvulas e injeção eletrónica de gasolina.
Para 2022, a linha KTM RC oferece mais binário em comparação com os modelos anteriores, graças a um novo design de caixa de filtro de ar. A KTM RC 390 também recebeu um novo mapeamento do motor, com o objetivo de aumentar o binário do motor e as prestações globais da sua unidade motriz.
Do ponto de vista eletrónico, a nova geração da gama KTM RC estabelece uma referência nos respectivos segmentos, com o KTM RC 390 a apresentar uma seleção de sistemas de ajudas à condução normalmente disponíveis apenas em motos de maior cilindrada, nomeadamente o SUPERMOTO ABS; ABS em curva sensível ao ângulo de inclinação e controlo de tração em curva, bem como Quickshifter + opcional.
O aplicativo KTM MY RIDE agora também pode ser adicionado às KTM RC 125 e RC 390, graças à sua nova instrumentação TFT colorida, que permite que os condutores possam aceder a todas as informações importantes num piscar de olhos, com a flexibilidade adicional de serem capazes de adaptar as informações visível na tela para mostrar apenas o que se deseja ver. A tela também adapta automaticamente seu brilho à luz ambiente.
A nova geração da gama KTM RC chega aos concessionários a partir de março de 2022.