A União Europeia publicou a Directiva (UE) 2020/612 da Comissão , de 4 de maio de 2020, que altera a Directiva 2006/126 / CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à carta de condução. Este normativo entra em vigor no próximo dia 25 de maio e determina aos Estados-Membros a sua transposição até 1 de Novembro de 2020. Assim sendo, a partir dessa data passa a ser possível fazer o exame para a categoria A2 com um motociclo de 250 cc, ao invés de 400 cc, que é a cilindrada mínima admitida actualmente.
Esta foi uma reivindicação da FEMA (Federação das Associações de Motociclistas da Europa), que defendeu essa redução de cilindrada, de modo a permitir que mulheres e homens de baixa estatura pudessem ter melhor acesso ao chão durante o exame de condução de uma moto na categoria A2.
De acordo com aquela Federação, existem estatísticas de vários países europeus, especialmente Suécia e Holanda, que demonstram que as mulheres têm maior dificuldade em efectuar correctamente algumas manobras no exame. Esses estudos apontam que uma das causas está na circunstância das motos utilizadas serem demasiado altas e pesadas para serem utilizadas por mulheres e homens mais baixos.
Outro problema identificado é que existem poucos modelos de motos à venda que atendem às atuais necessidades do exame de condução da licença A2.
Dolf Willigers, Secretário Geral da FEMA, refere que: “estamos muito satisfeitos por ver que em breve será possível fazer o exame da licença A2 com uma moto de 250 cc. Isso será um alívio para muitas pessoas de baixa estatura, para as quais as actuais motos de exame para a categoria A2 são muito grandes e pesadas. Nós trabalhamos para conseguir este ajustamento legal, o que também mostra que podemos fazer a diferença na legislação”.
Foto: Dolf Willigers