Europeu Moto2 2023 Valência – Grande corrida de Ivo Lopes deixa-o às portas do “top 10”!

Na estreia no Europeu Moto2 em Valência, Ivo Lopes consegue ser 11º a apenas 0.030s do “top 10”! A vitória ficou para o campeão Senna Agius.

ivo lopes

Numa só temporada o piloto português Ivo Lopes (easyRace Team) competiu em nada menos do que quatro campeonatos diferentes, tendo conseguido destacar-se como campeão em dois deles – Portugal e Espanha nas Superbike –, e pontuado nos outros dois campeonatos.

Num fim de semana de “diversão” neste final de 2023, Ivo Lopes estreou-se esta temporada no campeonato Europeu Moto2, inserido no FIM Junior GP, e que este fim de semana visitou o circuito Ricardo Tormo em Valência para cumprir a derradeira ronda do ano.

Ivo Lopes, depois das Superbike em Portugal e Espanha, e também da presença no Mundial Superbike inserido na equipa de fábrica da BMW Motorrad, enfrentou um desafio totalmente novo, deixando de lado a sua BMW M 1000 RR com que se sagrou campeão do CNV Moto e do ESBK, e descobrindo o potencial do mais recente protótipo de Moto2, sendo que já em 2017 tinha rodado com uma moto deste tipo, mas então no FIM CEV e com motor da geração anterior Honda.

O talentoso piloto português, sempre apoiado pela equipa easyRace Team, que lhe ofereceu este “wildcard” no Europeu Moto2 como agradecimento pelas suas prestações ao longo do ano e que resultaram em dois títulos ibéricos, foi obrigado a descobrir uma nova moto. Felizmente o traçado valenciano é bem conhecido do piloto luso, o que ajudou na adaptação, mas as condições climatéricas, nomeadamente o vento com rajadas muito intensas, impediram a realização dos treinos livres.

ivo lopesCom nenhuma volta completada devido a essa situação, Ivo Lopes levou a sua Boscoscuro com as cores da easyRace Team e o #75 nas carenagens a ocupar a 15ª posição na grelha de partida. O piloto português, após a qualificação realizada no sábado no Ricardo Tormo, referiu precisamente que apenas teve oportunidade de completar 30 voltas ao todo com a sua Moto2, pelo que as condições para a corrida estavam longe das ideais.

Ainda assim, e fruto de uma série de penalizações definidas pela Direção de Corrida, Ivo Lopes ascendeu na ordem da grelha de partida, conseguindo arrancar para a corrida da 12ª posição, a fechar então a quarta fila da grelha de partida.

Um bom arranque e uma primeira volta consistente deixaram o “nosso” #75 a rodar inserido numa intensa batalha pelo “top 10”, trocando de posições algumas vezes, mas sempre com o Ivo Lopes a encontrar forma de recuperar a posição que perdia.

Com o passar das voltas, Ivo Lopes ficou “colado” à traseira de Mattia Rato, piloto italiano da AGR Team (que usa chassis Kalex).

Os dois permaneceram juntos ao longo das voltas que faltavam completar para o fim da corrida do Europeu Moto2. Com Ivo Lopes a ter de descobrir a moto em situação de corrida, esta estreia muito positiva para o campeão português e espanhol de SBK no Europeu Moto2 deixou-o às portas do “top 10”. Um derradeiro esforço na última volta fez com que Ivo Lopes tenha terminado a corrida valenciana em 11º, cruzando a meta a apenas 0.030s de Mattia Rato!

ivo lopesDesta forma, Ivo Lopes somou 5 pontos na estreia no Europeu Moto2 de 2023. Aliás, convém referir que, para além dos títulos nacionais em Superbike no CNV Moto e ESBK, o piloto português conseguiu estrear-se no Mundial Superbike e no Europeu Moto2 e sempre a pontuar.

Aguardamos agora pela reação do piloto luso da easyRace Team sobre esta corrida com uma moto de Moto2 no campeonato europeu.

Quanto à vitória nesta derradeira corrida da temporada 2023, e já com o título decidido a favor do australiano Senna Agius (Liqui Moly Husqvarna IntactGP Junior Team), foi o próprio já campeão a fazer uma corrida de recuperação e a roubar a glória em Valência a Alberto Surra (Team Ciatti Boscoscuro), que durante muitas voltas parecia ter a vitória na mão, isolando-se na liderança, mas a partir do ponto intermédio da prova Agius, com um ritmo constante e mais rápido, acabou por levar a melhor e fechar o ano com mais uma vitória.

O pódio do Europeu Moto2 em Valência ficou completo com Unai Orradre que foi então 3º classificado.

Uma última nota também para a presença do português Afonso Almeida na categoria European Talent Cup (ETC). O jovem piloto luso, sempre a conseguir melhorar os seus registos pessoais, infelizmente viu-se impedido de competir em Valência na corrida da ETC devido a lesão.

Na verdade, e já a terminar a Qualificação 2, no momento de entrada no pit lane, Afonso Almeida sofreu uma queda que resultou em fratura no cúbito e rádio do braço esquerdo, dando assim por terminada a sua experiência na ETC em Valência e também as suas atividades em pista nesta temporada 2023.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!