A segunda ronda do calendário da temporada 2023 do Mundial de Resistência FIM (FIM EWC) não foi a mais feliz para a equipa Team Bolliger Switzerland, formação onde encontramos o piloto português Pedro Nuno. A equipa suíça, liderada por Kevin Bolliger, foi obrigada a anunciar a desistência das 24 Horas de Spa quando o relógio de corrida marcava 18H cumpridas.
A corrida da equipa onde pontifica o Pedro Nuno até começou bem. De 12º na grelha de partida chegaram a rodar em 5º à geral, e o sonho de obter um grande resultado nesta que é a segunda edição das 24 Horas de Spa começava a ganhar forma. Porém, numa corrida longa, de 24 horas, é importante evitar problemas técnicos, problemas que, infelizmente, afetaram bastante a prova do Team Bolliger Switzerland.
Com Pedro Nuno a dividir os esforços de pilotar a moto #8 juntamente com Marcel Brenner e Nico Thoni, a verdade é que a mecânica e eletrónica da Kawasaki Ninja ZX-10R cederam por diversas vezes, obrigando a equipa a horas extra de trabalho de reparação na box.
Numa corrida que foi sempre em recuperação, os problemas para o Team Bolliger Switzerland começaram com a eletrónica ainda numa fase relativamente inicial das 24 Horas de Spa. Durante um “stint” completo o piloto Nico Thoni foi obrigado a pilotar a Kawasaki sem usufruir de qualquer tipo de eletrónica. Um problema já sentido nas 24 Horas de Motos em Le Mans, e que aqui voltou a fazer-se notar.
Felizmente, um “reset” ao sistema quando o Pedro Nuno se sentou aos comandos da moto permitiu solucionar o problema.
Ultrapassado esse problema, a moto japonesa que tentava recuperar posições rumo ao “top 10” que seria então o objetivo para esta ronda do FIM EWC voltaria a sofrer um problema, mas desta vez com o depósito de combustível.
A gasolina não passava para o motor de quatro cilindros da Kawasaki Ninja ZX-10R, pelo que foi trocado. Viria ainda a ser novamente trocado. Tal como o “blipper” que ajuda nas reduções de caixa.
Os problemas não se ficaram por aqui. Antes da passagem de metade da corrida já a Kawasaki #8 estava novamente na box para uma paragem mais prolongada, pois a embraiagem sofreu um problema e teve de ser reparada.
Mostrando uma grande resiliência, a equipa não baixou os braços, voltaram à pista, e conseguiram rodar durante o período da madrugada sem grandes problemas, com Pedro Nuno a sentir-se confortável com a condução noturna nestas 24 Horas de Spa, até que já nesta manhã de domingo, quando rodavam em 20º na geral, e logo após Pedro Nuno completar mais um “stint” e passar a moto para as mãos de Marcel Brenner, a moto japonesa regressou à box onde foi confirmada a desistência.
Segundo conseguimos apurar, o problema que levou à desistência foi a cambota. Pedro Nuno, durante aquele que acabou por ser o seu derradeiro “stint”, já tinha sentido “qualquer coisa” com a roda traseira. Quando Brenner estava a iniciar o seu turno aos comandos da Kawasaki #8, a roda traseira bloqueou por completo, e assim terminou a prova para o Team Bolliger Switzerland.
Aguardamos agora as declarações de Pedro Nuno em reação a esta desistência, mas também a sua análise a todo o fim de semana das 24 Horas de Spa, nesta que foi a sua estreia absoluta no circuito belga.
Em relação à discussão pela vitória, e quando estamos já a menos de três horas da bandeira de xadrez destas 24 Horas de Spa (final será pelas 13H00 de Portugal Continental), a liderança continua a ser da formação oficial YART.
A R1 #7, depois de sofrer, novamente, um problema no arranque, deu uso à velocidade do trio de pilotos composto por Karel Hanika, Marvin Fritz e Niccolò Canepa para recuperar a liderança da prova ainda no primeiro “stint”, e a partir daí foi consolidando a liderança que, pese embora tenham sofrido um furo, neste momento é de duas voltas de vantagem sobre os campeões FCC TSR Honda France.
A Yoshimura SERT Motul durante muito tempo esteve nesta luta, mas uma paragem técnica na box para trocar a bomba de água fez com que a Suzuki GSX-R1000R #12 fosse relegada da segunda até à quarta posição (a 5 voltas do líder), permitindo à BMW Motorrad World Endurance Team ascender a 3º com um atraso de 3 voltas para a YART que se mantém firme na liderança.
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