Um dia depois de começar, e 572 voltas depois, a equipa oficial YART é a mais recente vencedora das 24 Horas de Spa, a segunda ronda da temporada do Mundial de Resistência FIM (FIM EWC) e que se disputou pela segunda vez na história. A equipa da Yamaha R1#7 sucede assim à BMW Motorrad World Endurance Team que tinha vencido em 2022, sendo que esta corrida ficou marcada, do ponto de vista das cores portuguesas, pelo abandono do Team Bolliger Switzerland onde pontifica Pedro Nuno e conforme a Revista MotoJornal já aqui detalhou em momento oportuno.
Nestas 24 Horas de Spa, o domínio das motos equipadas com pneus Bridgestone foi notório. De tal forma que a dado momento parecia que teríamos um pódio totalmente Bridgestone, mas devido a alguns problemas na Yoshimura SERT Motul, a BMW Motorrad World Endurance Team conseguiu ascender ao derradeiro lugar do pódio, equipada com pneus Dunlop.
Numa corrida onde o número de equipas inscritas desceu de forma significativa em comparação com o que tínhamos visto em Le Mans, com menos de 40 motos inscritas nestas 24 Horas de Spa, o que deverá deixar os responsáveis do Mundial de Resistência FIM a pensar se não será melhor ajustar o calendário, notaram-se muitos problemas mecânicos.
Incluindo de uma das principais formações, a ERC Ducati, que abandonou com apenas 88 voltas cumpridas e menos de 4 horas passadas em pista com problemas de caixa de velocidades, mas também a falha na cambota da Kawasaki Ninja ZX-10R do Team Bolliger Switzerland e que deixou a equipa suíça de Pedro Nuno fora de ação à passagem das 18 horas de prova e com 393 voltas cumpridas.
Refira-se que Pedro Nuno esteve em bom plano nestas 24 Horas de Spa, uma prova, e, obviamente, um circuito totalmente novo para o piloto português, que juntamente com os seus companheiros de equipa Nico Thoni e Marcel Brenner chegaram a sonhar com uma posição bastante interessante na classificação da categoria principal EWC tendo nos momentos iniciais estado em 5º antes de descerem devido a uma série de problemas mecânicos.
Mas as 24 Horas de Spa, como todas as provas de resistência, são, por definição, corridas onde vence aquela equipa que para além de trabalhar como equipa e os seus pilotos serem os mais rápidos, consegue definir a melhor estratégia, ter mais sorte, mas também aquela que consegue reagir mais rapidamente aos imprevistos.
E nesse aspeto a equipa YART esteve num nível superior nestas 24 Horas de Spa. A formação que conta com um trio de pilotos composto por Karel Hanika, Marvin Fritz e Niccolò Canepa aos comandos da Yamaha R1 #7, venceu a prova belga mesmo depois de um arranque falhado a partir da “pole position”.
A partir daí, e com um ritmo mais veloz, a YART partiu em perseguição do primeiro lugar na posse da FCC TSR Honda France, tendo assumido a liderança na passagem das 8 horas de corrida. Evitando erros de maior, a formação austríaca foi escapando na frente, e nem mesmo um furo pouco antes das 19 horas de corrida roubou à YART a vitória.
A FCC TSR Honda France (Josh Hook, Mike di Meglio e Alan Techer) viu a luta pela vitória escapar em definitivo quando foi obrigada a reparar a Honda CBR1000RR-R Fireblade com problemas no sistema de escape.
Uma reparação que durou cinco minutos e relegou em definitivo a moto japonesa para a segunda posição, pese embora, quando alguma chuva decidiu aparecer nos momentos finais, Josh Hook tenha conseguido imprimir um ritmo incrível nesse momento das 24 Horas de Spa, mas que não serviu de muito pois terminarem em 2º a uma volta dos vencedores.
Conforme já referimos, a BMW Motorrad World Endurance Team (Markus Reiterberger, Ilya Mikhalchik e Jérémy Guarnoni), que também sentiu alguns problemas na sua M 1000 RR, aproveitou da melhor forma os vários pequenos azares que a Yoshimura SERT Motul (Sylvain Guintoli, Gregg Black e Etienne Masson) enfrentou nestas 24 Horas de Spa, e assim voltou a subir ao pódio no circuito belga, mas ao contrário do que aconteceu na temporada anterior, desta feita no degrau mais baixo do pódio.
A terceira ronda da temporada do Mundial de Resistência FIM será disputada de 4 a 6 de agosto: as icónicas 8 Horas de Suzuka.
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