A segunda ronda da temporada 2024 do Mundial de Resistência FIM terminou com o piloto Pedro Nuno em 6º. O português ajudou o Team Bolliger Switzerland #8 a fechar a primeira edição da corrida 8 Horas de Spa (anteriormente uma corrida de 24 horas) como um dos destaques da geral , e também da categoria principal EWC.
Antes da corrida e depois de realizados os primeiros treinos livres e qualificações, e mesmo com uma série de problemas a afetarem a preparação da moto da equipa suíça, o trio de pilotos composto por Pedro Nuno, Nico Thoni e Marcel Brenner, definiu como objetivo para estas 8 Horas de Spa terminar a corrida no ‘Top 5’.
Um resultado que os deixaria entre as melhores formações oficiais do campeonato, mas que iria requerer uma concentração total ao longo da prova que, tendo em conta a sua duração e outras corridas do Mundial de Resistência FIM, podemos considerar como uma corrida Sprint.
Sem erros a assinalar desde o momento do arranque, sem problemas a registar ao nível da mecânica e eletrónica, a Kawasaki Ninja ZX-10R #8 apenas obrigou a estrutura liderada por Kevin Bolliger a trabalhar um pouco mais no que diz respeito às pressões dos pneus Pirelli. Isto porque o asfalto do circuito Spa-Francorchamps não estava em condições de aderência ideais.
Pedro Nuno e os seus companheiros de equipa foram cumprindo os stints conforme planeado, chegaram a rodar em 4º à geral, e até a sonhar com um possível pódio, mas no final das 8 Horas de Spa viriam a descer até à 6ª posição na prova belga.
Um resultado muito positivo e para o qual o piloto português contribuiu.
Depois de terminar a corrida, Pedro Nuno já falou em exclusivo com a Revista Motojornal. Aqui ficam as declarações do piloto do Team Bolliger Switzerland #8.
“A corrida foi muito boa da nossa parte. Estou com um mix de sentimentos, porque estou super feliz por termos conseguido estar a lutar pelo 4º e estado muito tempo nessa posição e depois em 5º. Mas triste porque perdemos precisamente o 5º lugar na última volta. Merecíamos esse lugar. Mas a equipa fez uma grande corrida, a equipa técnica esteve muito bem nos ‘pit-stops’, a nossa tripla de pilotos esteve muito bem em cada stint com um ritmo sempre muito igual entre todos, conseguimos corrigir a falha no pneu traseiro e falta de tração com a situação das pressões. Isso ajudou bastante. Estamos em 5º na geral no campeonato, fizemos mais uma vez 3º entre as equipas privadas, se é que isso se pode dizer. Até porque as duas primeiras equipas privadas são mais oficiais do que privadas com o apoio que têm das fábricas. Mas estou muito feliz”.
E sobre uma possível participação nas famosas 8 Horas de Suzuka, uma prova icónica do calendário do Mundial de Resistência FIM, e que será a próxima ronda a disputar, será que teremos a estreia do Pedro Nuno no circuito japonês?
“Ainda não sei se iremos (Team Bolliger Switzerland #8) ao Japão ou não. Penso que vou saber isso na próxima segunda ou terça-feira”.
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