Este fim de semana, e mais precisamente no sábado 8 de junho, teremos mais uma ronda da temporada 2024 do Mundial de Resistência FIM (FIM EWC). As 8 Horas de Spa serão uma prova significativamente mais curta do que o habitual, quase que podem ser consideradas como uma corrida de ‘sprint’, e em pista teremos a presença do piloto português Pedro Nuno.
Integrado no Team Bolliger Switzerland #8 e novamente aos comandos da Kawasaki Ninja ZX-10R preparada pela equipa suíça, a mais experiente do atual plantel do Mundial de Resistência FIM, o piloto português volta a competir depois da excelente prestação conseguida na abertura do campeonato, as 24 Horas Le Mans.
Essa prestação em França dá ao piloto luso a motivação para continuar a dar tudo numa competição onde, para além da velocidade pura, é necessário encontrar um compromisso para garantir que o ritmo imposto permite chegar à linha de meta.
O traçado do próximo fim de semana não será desconhecido para o Pedro Nuno, que em declarações exclusivas à Revista Motojornal, já nos deu uma antevisão do que serão as 8 Horas de Spa:
“Na segunda-feira já fizemos um teste que foi mais track day do que outra coisa. Não deu para rodar muito por causa de bandeiras vermelhas e por sermos duas motos e quatro pilotos. Esta quinta-feira é que vai dar para experimentar a sério durante todo o dia. Até agora o tempo não nos está a ajudar, está a chover, mas estamos confiantes e motivados até pelo resultado de Le Mans, que nos dá motivação extra”, começou por nos confidenciar o piloto do Team Bolliger Switzerland #8.
Sobre o lado mais técnico da preparação da Kawasaki, Pedro Nuno confirma que neste fim de semana das 8 Horas de Spa a equipa vai utilizar, e tem vindo a testar, novidades eletrónicas.
Novidades que serão certamente importantes para ajudar a moto #8 a atingir um resultado de destaque entre as melhores equipas do Mundial de Resistência FIM.
Sobre a moto, Pedro Nuno refere que “Já apanhámos o ponto certo à moto, ou temos a moto mais controlado no que diz respeito à afinação. Estamos a experimentar coisas novas na eletrónica que nos foram dadas pela Kawasaki e Kawasaki Espanha. Portanto, estamos motivados e com bom feeling, e vamos ver com a chuva como é que nos corre”.
Refira-se que este fim de semana o Pedro Nuno vai dividir esforços nas 8 Horas de Spa com os pilotos Nico Thoni e também com Marcel Brenner. Este último está de regresso a este campeonato e à equipa apenas para esta prova em 2024, pois Brenner compete atualmente a tempo inteiro no Mundial Supersport.
O regresso do piloto suíço à equipa liderada por Kevin Bolliger deverá significar um aumento de performance, pois Brenner é um piloto bastante rápido e que formou com Thoni e Pedro Nuno um trio muito competitivo na temporada passada.
De acordo com as declarações dos pilotos, a equipa aponta a um ‘Top 5’ como resultado pretendido nas 8 Horas de Spa, assumindo que para isso acontecer terão de evitar problemas mecânicos ou quedas no sempre traiçoeiro circuito belga.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!