Esta foi uma sexta-feira bastante ‘condensada’ no circuito Spa-Francorchamps, palco da segunda ronda do calendário 2024 do Mundial de Resistência FIM. Para além dos treinos livres os pilotos e equipas enfrentaram ainda as suas sessões de Qualificação, onde os três pilotos de cada equipa procuraram colocar a sua moto na melhor posição no arranque para as 8 Horas de Spa.
Para os fãs portugueses do Mundial de Resistência FIM, esta ronda belga, agora num formato de 8 horas em vez das 24 horas como anteriormente, a maior atenção centra-se na presença do piloto Pedro Nuno.
O português que integra a equipa Team Bolliger Switzerland #8, e vai dividir este sábado 8 de junho a Kawasaki Ninja ZX-10R da formação suíça com os pilotos Nico Thoni e Marcel Brenner, conseguiu na Q1 uma melhor volta em 2m23.186s (10º tempo da geral), tendo na Q2 conseguido rodar em 2m24.609s (15º tempo da geral).
A combinação dos melhores tempos médios obtidos pelos pilotos permitiu ao Team Bolliger Switzerland #8 garantir o 9º lugar na grelha de partida que, como sabemos, no caso das corridas do Mundial de Resistência FIM é um momento especial pois os pilotos começam do lado oposto na pista em relação às suas motos, correndo para elas quando for dado o arranque das 8 Horas de Spa.
Aguardamos agora pelas declarações do Pedro Nuno em reação à qualificação.
Quanto à ‘pole position’, e de forma nada surpreendente tendo em conta o que vimos em anos anteriores em Spa-Francorchamps, essa posição ficou para os campeões em título YART – Yamaha Austria Racing Team.
A Yamaha YZF-R1 que agora ostenta o #1 em vez do conhecido #7, pilotada por Niccolò Canepa, Marvin Fritz e Karel Hanika, conseguiu mesmo bater o recorde do traçado belga que vinha de 2022. O trio de campeões conseguiu parar o cronómetro em 2m18.587s (tempo médio). O anterior recorde era de 2m18.845s também da YART.
Com os campeões intocáveis, foi a FCC TSR Honda France #5 (Josh Hook e Alan Techer) que foi a segunda melhor equipa em qualificação, tendo a Yoshimura SERT Motul #12 (Gregg Black, Etienne Masson e Dan Linfoot) fechado o ‘Top 3’.
Refira-se ainda que nas Superstock encontramos nestas 8 Horas de Spa outro piloto que compete com a bandeira portuguesa. Sheridan Morais, piloto nascido na África do Sul, mas com raízes lusas, compete pela equipa Wójcik Racing Team #777.
Sheridan Morais ajudou a sua equipa em 11º, sendo de realçar que são uma das mais fortes equipas dentro das SST.
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