Estamos perto do arranque da temporada 2024 do Mundial de Resistência FIM. Apesar dos treinos e qualificações das 24 Horas Le Mans de motos terem sido o “sinal verde” para o começo da temporada, a verdade é que será amanhã, 20 de abril, que termos o arranque oficial do campeonato quando for dado o início da corrida de 24 horas no circuito Bugatti. Uma prova onde teremos o português Pedro Nuno em ação.
Pedro Nuno, que está agora a iniciar a sua segunda temporada a tempo inteiro no Mundial De Resistência FIM, depois de algumas participações esporádicas em anos anteriores, defende as cores da histórica e mais antiga das equipas deste campeonato, o Team Bolliger Switzerland #8.
Nesta sexta-feira, e depois da primeira qualificação realizada na quinta-feira, tivemos os pilotos a enfrentarem novamente o cronómetro na segunda qualificação.
Recordamos que as posições finais da grelha de partida (que no caso das corridas de resistência tem as motos encostadas ao muro da box e os pilotos a correr para as motos vindos do lado oposto da pista) são definidas pela média dos tempos obtidos pelos dois pilotos mais rápidos de cada equipa após as duas qualificações.
Neste particular, e depois de nos ter confidenciado em declarações exclusivas à Revista Motojornal que faltava ao Team Bolliger Switzerland #8 encontrar a melhor afinação na Kawasaki Ninja ZX-10R para um “time attack”, Pedro Nuno cotou-se como o piloto mais rápido em pista dos três pilotos que integram nestas 24 Horas Le Mans de motos a equipa suíça liderada por Kevin Bolliger.
A melhor volta do piloto português, e da equipa, foi em 1m36.858s, batendo o muito experiente Nico Thoni que rodou em 1m37.573s. Alex Toledo, o novo recruta da equipa, e que aqui substitui Marcel Brenner por este estar em ação no Mundial Supersport em Assen, rodou em 1m38.511s.
O tempo médio referente às voltas de Pedro Nuno e Nico Thoni foi de 1m37.216s, um registo que deixou o Team Bolliger Switzerland #8 na 10ª posição da grelha de partida.
Depois de um dia claramente positivo para o piloto português, a Revista Motojornal falou em exclusivo com Pedro Nuno sobre o que aconteceu nesta qualificação e quais são as perspetivas para a corrida das 24 Horas Le Mans de motos.
Pedro Nuno confidenciou-nos que “Na Qualificação 1 senti-me muito bem em cima da moto, consegui uma boa volta rápida, o que deixou a equipa numa boa posição. Em relação ao treino noturno (realizado na noite de 5ª feira) trabalhámos para eleger o melhor pneu para a noite por causa da temperatura, fazendo comparação de pneus entre o Pirelli SC0 e o SCX. Obviamente também trabalhámos em determinadas afinações. E esta manhã na qualificação 2 o Nico quis experimentar fazer uma volta rápida, e fez bem, porque melhorou cerca de quase um segundo, o que é bastante bom, e eu e o Alex trabalhámos em relação à corrida novamente para perceber se o SC0 com o frio funcionava e se a alteração que fizemos no setting da moto também era melhor. Em relação à corrida, temos um ritmo melhor do que no ano passado o que é bastante positivo. Obviamente que o nosso objetivo é lutar pelo top 5, apesar das oficiais estarem muito fortes e competitivas, esse é o nosso objetivo. Posso avisar já que serei eu a arrancar para a corrida”.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do Mundial de Resistência FIM, com especial destaque para as prestações do piloto português Pedro Nuno nestas 24 Horas Le Mans. A não perder!