Terminaram este domingo pelas 14H00 (horário de Portugal Continental) as 24 Horas Le Mans de motos. Esta prova que completou hoje a sua 47ª edição abriu a temporada 2024 do Mundial de Resistência FIM, com o circuito Bugatti a ser palco de mais uma prova que arrancou no sábado e apenas terminou um dia depois. Entre os destaques encontramos o português Pedro Nuno, que compete pelo Team Bolliger Switzerland #8, mas também a discussão pela vitória que parecia estar “entregue” aos campeões Yamalube YART e acabou nas mãos da Yoshimura SERT Motul.
Quanto à corrida do português, Pedro Nuno revela estar em grande forma neste arranque de temporada do Mundial de Resistência FIM (FIM EWC).
Depois de um primeiro ano (2023) de adaptação à equipa Team Bolliger Switzerland #8, liderada por Kevin Bolliger, um ano que ficou marcado por quedas e diversos problemas técnicos na Kawasaki Ninja ZX-10R da formação suíça, Pedro Nuno aparece revigorado em 2024.
Melhor preparado para as exigências de competir muitas horas consecutivas, o Pedro Nuno revelou nestas 24 Horas Le Mans de motos estar um passo acima em termos de ritmo em comparação com o ano anterior, mas também mais rápido do que os seus companheiros de equipa, que nesta primeira ronda de 2024 foram Nico Thoni e Alex Toledo, que substitui, quando necessário, o piloto habitual Marcel Brenner.
Pedro Nuno ficou com a missão de arrancar com a Ninja #8 nesta 24 Horas Le Mans.
Sem falhar nesse momento de arranque, onde existe sempre uma enorme tensão a pairar sobre o circuito Bugatti, antes de os pilotos correrem de um lado ao outro da pista para “saltarem” para as suas motos, o piloto português rapidamente ascendeu de 10º na grelha de partida para a 7ª posição da geral. Uma classificação que estava perfeitamente de acordo com os objetivos inicialmente traçados pelo Team Bolliger Switzerland #8, de discutir o 5º lugar.
Porém, uma escolha errada do composto de pneus Pirelli que equipam a Kawasaki, uma opção que partiu das informações erróneas transmitidas pelo fabricante italiano, deixou o Pedro Nuno sem argumentos para imprimir o ritmo necessário, e rapidamente vimos o português a descer na classificação até terminar o seu primeiro stint e regressar à box para reabastecer e trocar de piloto.
Os pneus foram também trocados por novos e de outro composto. E a partir daí, com Nico Thoni a assumir os comandos da moto, seguindo-se Alex Toledo, voltámos a ter a equipa suíça a entrar no ritmo normal e a ascender paulatinamente na classificação geral.
Sem revelar qualquer problema mecânico e com o trio de pilotos a cumprir na perfeição com a estratégia definida na box por Kevin Bolliger, a moto #8 acabaria por finalmente se fixar no “Top 10” à geral destas 24 Horas Le Mans de motos.
Tudo estava a decorrer sem problemas, mesmo durante quase toda a madrugada, até que, quando o sol já espreitava por detrás da bancada principal na reta do circuito Bugatti, Nico Thoni foi tocado por um outro piloto e acabou por não conseguir evitar uma queda que atrasou a equipa e fez perder algumas posições quando o 6º lugar estava na “mira”.
Felizmente a moto não sofreu danos de maior, parou na box para trocar algumas peças, e de regresso à pista encetou nova recuperação, acabando as 24 Horas Le Mans a discutir a 7ª posição na geral, 6º lugar na categoria principal EWC.
Pedro Nuno viria a ter a honra de levar a Kawasaki Ninja ZX-10R até à bandeira de xadrez, controlando o ritmo da Kawasaki #24 da BMRT 3D Maxxess Nevers.
Este foi assim o melhor resultado do piloto português na sua experiência ainda curta no Mundial de Resistência FIM, confirmando a sua evolução aos comandos da moto do Team Bolliger Switzerland #8.
Aguardamos agora pelas declarações do Pedro Nuno em reação a este grande resultado nas 24 Horas Le Mans.
Quanto à vitória nesta primeira ronda do Mundial de Resistência FIM, e quando tudo parecia estar decidido a favor dos campeões em título Yamalube YART, que dominaram os testes, treinos, qualificação e quase toda a corrida, estando sempre na frente depois de uns minutos iniciais de batalha direta com a Yoshimura SERT Motul, uma queda de Karel Hanika, que divide a R1 #1 com Niccolò Canepa e Marvin Fritz, obrigou a moto japonesa a passar bastante tempo na box para reparações.
Nesse momento já a Yoshimura SERT Motul de Gregg Black, Etienne Masson e o “rookie” Dan Linfoot, tinha recuperado até 3º depois de um percalço ainda nas primeiras horas das 24 Horas Le Mans os ter afastado dos primeiros lugares na classificação.
A Suzuki GSX-R1000R #12 estava a rodar próximo da BMW M 1000 RR #37 da BMW Motorrad World Endurance Team (Markus Reiterberger, Ilya Mikhalchik e Sylvain Guintoli), que durante todo este tempo ocupou a segunda posição, mas que com a queda da YART começava a acreditar que seria possível vencer e colocar a moto germânica no topo do Mundial de Resistência FIM.
Porém, a Yoshimura SERT Motul não estava com vontade de deixar os seus créditos por mãos alheias, e a correr em casa não desperdiçaram a “oferta” da YART para suplantar os rivais que estavam parados na box, superando também a oposição da equipa oficial BMW Motorrad, que nunca caiu e sentiu apenas alguns problemas técnicos na moto, prontamente resolvidos.
A partir do momento em que ascenderam à liderança destas 24 Horas Le Mans, a Yoshimura SERT Motul não mais sentiu problemas, controlou o ritmo da BMW Motorrad M 1000 RR #37, e fechou a corrida com um total de 857 voltas cumpridas, que não é recorde de distância percorrida nas 24 horas em Le Mans, mesmo tendo esta 47ª edição tido apenas por uma vez o “safety car” a entrar em pista.
O pódio ficou completo com a Yamalube YART, que deixou escapar uma vitória que parecia ser sua praticamente desde os treinos privados de preparação para as 24 Horas Le Mans.
Entre as Superstock a vitória sorriu à equipa National Motos Honda, que fecharam a prova num excelente 5º lugar à geral.
A próxima ronda do Mundial de Resistência FIM serão as 8 Horas de Spa, prova que vai acontecer a 8 de junho.
Classificação final das 24 Horas Le Mans
1 – Yoshimura SERT Motul com 857 voltas
2 – BMW Motorrad World Endurance Team +1 volta
3 – Yamalube YART +5 voltas
4 – Kawasaki WeBike Trickstar +13 voltas
5 – National Motos Honda +17 voltas *vencedores nas Superstock
6 – Tati Team Beringer +18 voltas
7 – Team Bolliger Switzerland #8 +20 voltas
8 – BMRT 3D Maxxess Nevers +21 voltas
9 – Chromeburner-RAC 41-Honda +22 voltas
10 – Motobox Kremer Racing #65 +32 voltas
Classificação de equipas no Mundial de Resistência
1 – Yoshimura SERT Motul com 61 pontos
2 – Yamalube YART com 52 pontos
3 – BMW Motorrad World Endurance Team com 51 pontos
4 – Kawasaki WeBike Trickstar com 39 pontos
5 – Tati Team Beringer com 33 pontos
6 – Team Bolliger Switzerland #8 com 28 pontos
7 – BMRT 3D Maxxess Nevers com 24 pontos
8 – Motobox Kremer Racing #65 com 20 pontos
9 – KM 99 com 18 pontos
10 – Wójcik Racing Team com 12 pontos
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!