EXPOFACIC 2022 – Coleção de clássicas para ver em Cantanhede

A EXPOFACIC 2022 celebra este ano 30 anos e conta com uma exposição de motas clássicas de Henrique Sobral na sua programação. 

A EXPOFACIC, agora, de baterias carregadas, após uma paragem forçada de 2 anos, apresenta-se em 2022 na sua melhor forma, para retomar o ritmo das celebrações lúdico- culturais, de divulgação de marcas, negócios e pequenas empresas locais.

Cantanhede promove assim entre 28 de julho e 7 de Agosto um evento com sabor especial, num ano em que celebra a sua 30ª edição, e as duas rodas vão estar em destaque com a realização de uma exposição de motos clássicas.

Trata-se de uma mostra temática que inclui parte de uma notável coleção particular que Henrique Sobral reuniu ao longo de quase 4 décadas. A sua paixão e fascínio pelas motos começou nos anos ’80, com uma Matchless, do pós-guerra. Depois deste modelo adquiriu outras motos clássicas, procurando devolver a sua dignidade de origem, com restauros detalhados e pelas originais que foi encontrando aqui e ali. Sempre fiel à origem e instruções de fábrica, estudou os detalhes, a indústria e, mais tarde, já como colecionador, frequentou as principais feiras internacionais de peças e acessórios de motos vintage como as de Stratford, Imola ou Mannheim – estas consideradas como as grandes mecas dos principais restauradores de motos clássicas.

A coleção que vai ser exposta na EXPOFACIC, de 28 de julho a 7 de agosto, em Cantanhede, será uma das maiores a nível nacional em 2022. Conta com largas dezenas de exemplares, repartidos entre motas antigas de várias nacionalidades, com especial destaque para as inglesas e italianas.

Poderemos ver marcas como a Panther, Ariel, Norton, OK-Supreme, Royal Enfield, Triumph, Velocette e New Hudson, entre outras.

Parte da coleção assenta em motas inglesas dos anos 30 e 40 e nas inovadoras italianas dos anos 50 e 60. Marcas icónicas como a Mondial, MVAgusta, Ducati, Aermacchi, Harley-Davidson, Benelli, Bianchi, Gilera ou Parilla fazem parte do espólio que terá honras expositivas na mostra de Cantanhede.

Durante a exposição está previsto um conjunto de atividades paralelas e interações com outros colecionadores e especialistas na matéria.

O programa incluí também um passeio Harley Davidson, que decorrerá no dia 31 de julho, podendo os amantes de motos apreciar os exemplares que irão rolar na região e estacionar as motos junto a exposição, constituindo este mais um motivo de visita à EXPOFACIC 2022.

A edição deste ano conta também com grandes concertos e espetáculos noite fora, assim como uma vasta montra gastronómica local, acompanhada pelos tão famosos vinhos e espumantes da zona da Bairrada.

Fica o convite para visitarem este evento, de 28 de julho a 7 de agosto, em Cantanhede!

Localização:

Parque Expo-Desportivo de São Mateus
3060 Cantanhede, Coimbra, Portugal

40°20’50.92″N, 8°35’17.73″W

Saiba mais em: https://expofacic.pt/

Foto abertura: Motoclube do Porto (2012)


Dentro da sua linha editorial, a Motojornal procura apoiar todas as iniciativas coletivas ou individuais, lúdico-turísticas; de culto; de dinamização local nas suas várias vertentes, ou de outras temáticas congéneres, e procura estar sempre próxima dos motoclubes, clubes, grupos e demais organizações formais ou informais que vivam, tal como como nós, a paixão pelas duas rodas.

Acompanhe-nos aqui em www.motojornal.pt, para saber tudo sobre a atualidade do mundo das motos e subscreva as nossas redes sociais em: Facebook Instagram Youtube