A família do campeonato brasileiro Moto1000GP está de luto. Infelizmente os organizadores deste campeonato confirmaram que dois pilotos, Érico Veríssimo da Rocha e André Veríssimo Cardoso, não resistiram às graves lesões provocadas por um acidente ainda nos momentos iniciais da quarta ronda deste campeonato disputada no passado domingo no circuito de Cascavel.
Assim que o acidente ocorreu, ainda durante a primeira volta da corrida, os dois pilotos foram prontamente assistidos e transportados de urgência para o hospital local.
Infelizmente, e pese embora as equipas médicas tenham realizado todos os esforços para reanimar os pilotos, a verdade é que as lesões provocadas pelo impacto fortíssimo foram suficientes para reclamar a vida de Érico Veríssimo da Rocha e André Veríssimo Cardoso.
O campeonato Moto1000GP confirmou o falecimento dos dois pilotos, num dia que, infelizmente, terminou em tragédia, relembrando todos aqueles que gostam de corridas de motos que este desporto tem muitos riscos associados e que nem mesmo todas as medidas de segurança impostas nos circuitos conseguem evitar desfechos trágicos como o que se viu este fim de semana no circuito de Cascavel.
Tudo aconteceu ainda durante a volta inicial da corrida do Moto1000GP.
André Veríssimo Cardoso, veterano piloto de 42 anos, perdeu o controlo da sua moto à saída de uma sequência de curvas à esquerda. Infelizmente, tanto ele como ao moto ficaram “parados” no meio da pista.
Num primeiro momento, André ainda conseguiu levantar-se e, apercebendo-se do perigo, tentou evitar e em simultâneo avisar os restantes pilotos de que estava no meio da pista com a moto caída.
Muitos pilotos conseguiram evitar o embate, mas, infelizmente, Érico, que partilha o nome Veríssimo, mas não era familiar de André, seguia colado na traseira de um outro piloto e procurava ganhar posição. Quando saiu da traseira do rival estava em cima de André, e nem um nem outro conseguiram evitar o impacto.
Um vídeo que tem sido partilhado nas redes sociais revela a brutalidade do momento, com os dois pilotos a serem projetados pela pista.
A corrida de Moto1000GP foi, obviamente, interrompida para que pudesse ser prestada a devida assistência médica aos dois pilotos, mas ficou claro desde esse momento que as lesões eram muito graves. Porém, a esperança dos fãs e do paddock do campeonato era de que pudessem resistir, o que não se veio a confirmar.
Foi com dois comunicados divulgados nas redes sociais, e ainda com uma terceira publicação que pode ver de seguida, que os responsáveis pelo campeonato Moto1000GP anunciaram a morte dos pilotos Érico Veríssimo da Rocha e André Veríssimo Cardoso e se despediram de ambos com profunda tristeza.
À família e amigos dos dois pilotos, e também ao campeonato Moto1000GP, a redação da Revista MotoJornal deixa aqui os seus mais sentidos pêsames neste momento de luto.