A Famel, marca histórica portuguesa das duas rodas, assinala o seu regresso às estradas com o lançamento das pré-reservas da nova E-XF. Com um design inspirado na antiga e mítica XF-17, a nova E-XF adota a motorização elétrica como o ponto de viragem e ressurgimento da marca.
Esta nova fase da marca Famel, mais tecnológica e amiga do ambiente, pretende contribuir para uma mobilidade individual mais sustentável, alertando para a importância crescente da transição energética, necessária para atingir os objetivos de descarbonização das cidades através da utilização de veículos 0% emissões somando a vantagem que os veículos de duas rodas trazem através da sua versatilidade e agilidade nas cidades, que potenciam ganhos significativos nos tempos de deslocação e na qualidade de vida nas cidades. “O regresso como marca Portuguesa de Motociclos Elétricos foi uma decisão difícil por causa da herança e cultura do passado, mas abraçamos esta missão para um futuro mais limpo e afirmarmo-nos perante as próximas gerações que serão também os nossos motociclistas, como uma marca voltada para o futuro” declara Joel Sousa, responsável pela marca.
A Famel regressa ao final da década de 70 onde foi concebida inicialmente a XF-17; o seu design esguio, mas aspeto e performances desportivas fizeram com que fosse um dos modelos mais cobiçados e coroaram-na como a rainha das motorizadas portuguesas. Invocando toda a herança deste modelo icónico, a nova E-XF promete trazer a Famel de volta às estradas com um design clássico, mas eletrificado, utilizando um motor à roda com potência máxima de 5kW, e velocidade máxima de 70km/h (limite legal de 45km/h) que prometem trazer alguma diversão às deslocações diárias. “A ideia de eletrificar surgiu durante o restauro de uma XF-17 antiga que possuo; hoje em dia ainda se comercializam peças novas para restaurar o que permite uma partilha de componentes significativa” explica o homem forte da Famel.
A nova E-XF traz ainda um sistema de travagem de disco à frente e atrás, com a inclusão do sistema CBS (Combined Brake System), conferindo uma melhoria significativa de segurança no sistema de travagem em relação ao modelo antigo. A bateria de 72V e 40Ah, possibilita com uma só carga de cerca de 4 horas, uma autonomia estimada de 70km (dependendo das condições).
A abertura das pré-reservas proporcionam acesso a uma primeira edição limitada do modelo com entregas a partir de 2022 com um PVP estimado de 4100€.
Em relação ao futuro da marca, Joel Sousa mostra-se confiante “podíamos ter ido pelo caminho óbvio de colocar um motor a gasolina. Talvez para Portugal fizesse mais sentido, mas temos que ser mais ambiciosos e projetar a marca para fora, começando desde já pela Europa. Mas isto só se consegue com um produto inovador e com enorme potencial de conquistar mercados como o dos motociclos elétricos, que ainda estão em aberto mas a crescer rapidamente”.
O tão esperado regresso da Famel está próximo, mas para Joel Sousa há ainda muito caminho por percorrer, “Estamos agora a entrar numa segunda fase que será a mais crítica para reerguer a marca: a industrialização e comercialização; serão desafios enormes, mas estamos convictos que as pré-reservas nos irão dar indicações bastantes positivas. Também estamos a procurar investidores e parceiros em áreas estratégicas que partilhem da mesma visão para a marca tornando-a conhecida mundialmente”.
Para mais informações e pré-reservas veja no website e-xf.famel.pt.
Contacto: info@famel.pt