Foi um início inédito para um campeonato internacional. O FIM CEV teve início em Julho, três meses depois do inicialmente previsto, e a meio da semana. O arranque aconteceu terça-feira no Autódromo do Estoril, com as primeiras cinco corridas das três categorias que compõem o FIM CEV: Mundial de Moto3 Junior, Europeu de Moto2 e European Talent Cup. As corridas aconteceram debaixo de temperatura ambiente acima dos 30° C e o asfalto acima dos 40° C.
O Mundial de Moto3 Junior teve apenas uma corrida no Estoril, mas bem animada e disputada em grupo. Depois de vários pilotos terem passado pelo comando, foi Xavier Artigas quem conseguiu a vitória. O piloto espanhol bateu Pedro Acosta apenas em cima da meta, vencendo com uns míseros 3 milésimos de segundo de vantagem. Adrián Fernández fechou o pódio.
Europeu de Moto2
No Europeu de Moto2 Yari Montella foi o autor da pole position, mas para a primeira das duas corridas da categoria o italiano foi penalizado com a perda de seis lugares na grelha de partida. Assim, foi Niki Tuuli quem saiu da primeira posição da grelha de partida, ao lado de Alessandro Zaccone e Lucas Tulovic.
Tuuli e Zaccone lutaram pelo primeiro lugar nas primeiras voltas, mas depois de algumas dificuldades iniciais, Montella veio la de trás, foi recuperando e a meio da corrida estava na liderança. Tuuli ainda o seguiu durante algumas voltas, mas o italiano acabaria por garantir a vitória depois de escapar-se ao finlandês.
Lucas Tulovic assegurou o terceiro lugar após luta com Alessandro Zaccone.
Na segunda corrida Yari Montella saiu directamente da pole para a liderança da corrida, mas sempre com Niki Tuuli em perseguição. . Porém, mais uma vez, na fase final o italiano conseguiu ver-se livre do finlandês para averbar nova vitória. Tuuli foi de novo segundo e Zaccone desta vez rodou toda a corrida sozinho em terceiro para terminar no pódio. Um grupo de vários pilotos animou a luta pelo quarto lugar.
European Talent Cup
Na primeira corrida da European Talent Cup parecia que David Alonso, autor da pole position, tinha uma moto de uma categoria superior. Fez o holeshot e no final da primeira volta já tinha uma pequena vantagem sobre os perseguidores. Essa vantagem foi crescendo volta após volta, e Alonso venceu com mais de seis segundos de vantagem.
Atrás dele a luta foi animada e no final foi Iván Ortolá, companheiro de equipa de Alonso na Openbank Aspar Team, quem garantiu o segundo lugar, batendo Alberto Ferrández. A corrida ficou marcada por várias quedas, incluíndo no numeroso grupo na luta pelo pódio.
David Alonso não teve uma segunda corrida tão fácil quanto a primeira, mas conseguiu repetir a vitória. Desta vez não conseguiu isolar-se na frente e esteve sempre em luta, mas não cometeu erros e segurou a concorrência. Alberto Ferrández cruzou a meta em segundo, mas como superou os limites de pista mais uma vez na última volta, foi penalizado com a perda de uma posição. Assim, foi Ángel Piqueras, que tinha abandonado na primeira corrida devido a problemas mecânicos, quem averbou o segundo lugar, com Ferrández a completar o pódio.
Penalizado foi também Ivan Ortolá, por falsa partida, sendo forçado a cumprir duas penalizações de volta longa, o que o arredou da luta pela vitória.
O campeonato ruma agora ao Sul de Portugal para a segunda ronda cujas corridas se realizarão dia 13 de Junho no Autódromo Internacional do Algarve.
Todos os resultados do FIM CEV no Estoril aqui.