A temporada de 2018 do FIM CEV teve início este fim-de-semana no Autódromo do Estoril, e foi Ivo Lopes quem esteve em destaque.
Ivo Lopes, aos comandos da Yamaha YZF-R6 da Eni Moto7 Pequeno Motos, venceu a primeira corrida do Europeu de Moto2. O piloto português participou na categoria de Superstock 600, mas conseguiu o feito de bater todo o plantel das Moto2. Isto foi algo que nunca tinha acontecido.
A corrida começou sem chuva, mas com a pista a mostrar ainda algumas zonas húmidas. Ivo Lopes saiu da posição central da segunda linha da grelha depois de ter qualificado em 5.º.
Logo na primeira curva a corrida ficou sem um dos favoritos, Xavier Cardelus, que caiu na travagem para a primeira curva. Depois de uma liderança de Jesko Raffin e Augusto Fernandez terem repartido a liderança na primeira volta, foi Ivo Lopes quem passou para primeiro. E a partir ninguém o conseguiu apanhar.
Ivo Lopes foi consistentemente o piloto mais rápido da corrida e isolou-se no comando, e chegou a ter cerca de 8 segundos de vantagem sobre o segundo classificado. O piloto português subiu ao pódio com Augusto Fernandez e Jesko Raffin.
«Esta foi uma corrida muito boa. Andámos a testar todo o fim-de-semana porque as condições eram sempre diferentes mas correu bem. Acho que é a primeira vez que uma ‘stock’ 600 ganha a corrida na classe Moto2. Agora queremos repetir isto na segunda corrida», disse Lopes no final.
Segunda corrida
Mas na segunda corrida, com condições diferentes da primeira, o resultado foi diferente. Com o sol a brilhar e a pista totalmente seca e mais quente, as Moto2 impuseram-se. Mesmo assim Ivo Lopes chegou a rodar nos lugares do pódio durante cerca de metade da corrida. Perdendo depois algumas posições, Lopes terminaria a corrida em sexto, mas sendo de novo, inquestionavelmente, o melhor das Superstock 600.
O vencedor desta segunda corrida foi Jesko Raffin, que desta vez subiu ao pódio com Augusto Fernandez e Lukas Tulovic.
Com uma vitória e um terceiro lugar, Jesko Raffin sai da primeira ronda na liderança do campeonato, mas com apenas um ponto de vantagem sobre Augusto Fernandez, com Ivo Lopez a ocupar a terceira posição, a apenas 6 pontos do líder.
Moto3 Junior
Com os três primeiros classificados do ano passado a subirem ao Mundial de Velocidade e com muitos novos recrutas, a temporada começou com grande expectativa.
Foi o ex-mundialista Manuel Pagliani quem conseguiu a pole position nas difíceis condições de sábado.
Foram vários os pilotos a passar pela liderança da corrida de Moto3 Junior, mas foram também vários os que não conseguiram terminar a corrida. Alguns deles caíram no grupo da frente, como Jeremy Alcoba ou Sérgio Garcia.
Seria Pagliani a levar a melhor sobre Raúl Fernandez, com quem lutou nas últimas voltas. Vicente Perez concluiu o pódio.
European Talent Cup
Na European Talent Cup comparecem cerca de meia centena de pilotos, obrigando à divisão em dois grupos para a qualificação.
Nesta classe estiveram presentes dois pilotos portugueses, Pedro Fragoso e Francisco Maria, mas nenhum deles conseguiu a difícil qualificação para a corrida.
Foi Barry Baltus quem venceu a primeira corrida, realizada ainda com a pista molhada. O piloto belga destacou-se na frente e venceu com mais de 5 s de vantagem sobre Julian Giral, com Fermin Aldeguer a fechar o pódio.
Na segunda corrida seria Julián Giral a vencer destacado, com quase 10 s de vantagem, tendo no pódio a companhia de Francisco Gómez e de Barry Baltus.
Julián Giral arranca a época com a liderança do campeonato, com 4 pontos de vantagem sobre Baltus, ficando Gómez em terceiro, mas já a 19 pontos do líder.
Todas as classificações aqui.