Os pilotos e equipas que integram o sempre espetacular Campeonato Nacional de Enduro preparam-se já para fechar a temporada 2024 no próximo fim de semana. Será no domingo que os títulos que faltam decidir serão entregues aos novos campeões, mas no sábado teremos em ação o Campeonato Nacional Mini Enduro.
Esta derradeira prova do principal campeonato de Enduro será disputada em Souselas, com a logística a ficar a cargo do clube organizador do evento, ACTT – Alhastro Clube TT, em parceria com a Comissão de Enduro da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).
Com o título Elite e Elite 2 já entregues ao francês Julien Roussaly desde a ronda de Tábua no início do mês, mas muitas outras coroas ainda sem destinatário garantido, o espetáculo está garantido para a derradeira jornada do Campeonato Nacional de Enduro, que terá lugar em Souselas no próximo domingo, 30 de junho, com a véspera reservada para a terceira das seis provas do Campeonato Nacional de Mini Enduro (que prosseguirá depois com provas integradas nos fins de semana de algumas jornadas de Enduro Sprint.)
Com a muita chuva prevista para a região neste dia de sexta-feira, que se prolongará com menor intensidade no sábado, o clube organizador ACTT – Alhastro Clube TT e a Comissão de Enduro da FMP delinearam já um ‘plano B’ para o percurso, em especial para a prova de sábado, uma vez que o piso da região se torna de progressão particularmente difícil com a chuva – razão pela qual, de resto, a ronda de Souselas se havia agendado para final de junho, embora o São Pedro tenha, aparentemente, ‘trocado as voltas’ aos enduristas…
No sábado 29 de junho as classes de Mini Enduro, Promo Senhoras e Clássicas terão pela frente um percurso de 18 km (especiais incluídas), com as especiais Cross Test e Enduro Test a terem lugar em Souselas, junto à Adega Cooperativa, e a serem cumpridas em quatro voltas para Juniores e Juvenis, e três vezes para as restantes classes.
A partida do primeiro piloto está marcada para as 12H30.
No domingo, 30 de junho, a sétima e última prova do Campeonato Nacional de Enduro arranca pelas 09H00 para um percurso com cerca de 49 km, a ser cumprido em três voltas e meia pelos pilotos das classes Elite e Open, em três voltas pelos Verdes, Veteranos e Senhoras e em duas voltas pelas restantes classes.
Existem, como referimos, possibilidades de ser necessário realizar alterações que se possam dever aos motivos antes referidos.
A especial Cross Test desenrola-se junto à Adega Cooperativa de Souselas, a 500 metros do parque fechado, em terreno natural com relevos, e a Enduro Test em Botão, a cerca de 5 km do parque fechado, em terreno misto com relevos acentuados. Finalmente, a Extreme Test foi traçada em Outeiro do Botão, a 3,2 km do parque fechado, em piso de rocha e aproveitando o relevo natural do terreno.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!