FIM JuniorGP – Os horários da visita ao Autódromo Internacional do Algarve

Quatro portugueses estarão no Autódromo Internacional do Algarve a competir no FIM JuniorGP. Aqui ficam os horários completos.

Realiza-se este fim de semana mais uma ronda do FIM JuniorGP, o campeonato considerado como o ‘último passo’ antes de os pilotos mais jovens ascenderem ao MotoGP. Por este campeonato passaram grandes nomes que atualmente vemos nas principais categorias do Mundial, e por isso de certeza que teremos grandes corridas no Autódromo Internacional do Algarve este fim de semana.

De 21 a 23 de junho o grande e diversificado plantel do FIM JuniorGP ocupa o paddock do traçado algarvio, com dezenas de pilotos e equipas a oferecerem um colorido bem especial à ‘montanha-russa’ algarvia, bem perto da cidade de Portimão.

Quatro pilotos portugueses em ação

No Autódromo Internacional do Algarve serão quatro os pilotos portugueses em pista, todos eles apostados em vingar o seu nome numa seleção onde mais de 30 nacionalidades estão representadas.

Afonso Almeida e Martim Marco são os dois ‘benjamins’ das cores portuguesas ao alinharem na European Talent Cup, uma série ‘caça-talentos’ onde estão inscritos meia centena de pilotos e na qual o primeiro desafio é mesmo conseguir encontrar um lugar na grelha de partida para as corridas.

Nas Stock600 estarão igualmente outros dois portugueses, o estreante Gonçalo Capote, que em 2024 divide a sua primeira época nas ‘seiscentos’ entre este campeonato e o espanhol, lado a lado com Gonçalo Ribeiro, o português com mais experiência neste campeonato pois antes das Stock600 alinhou igualmente na European Talent Cup.

fim juniorgp

Os destaques no FIM JuniorGP

JuniorGP

No JuniorGP, Marcos Uriarte (CFMoto Aspar Junior Team) lidera, mas por apenas sete pontos. Com cinquenta em discussão neste fim de semana, Jesus Rios (MRE Talent), Alessandro Morosi da CFMoto Aspar Junior Team e Adrian Cruces (Finetwork Team) estão todos ansiosos para tentar assumir o topo, com os quatro separados por apenas 16 pontos.

Rios venceu sempre que terminou e os demais ainda não o conseguiram e por isso será interessante ver o que conseguem no sul de Portugal. Enquanto isso, os outros vencedores de corridas em 2024 procuram mais. Álvaro Carpe (STV Laglisse Racing) tem apenas um top cinco até ao momento fruto de uma vitória, e os 25 pontos de Rico Salmela (Liqui Moly Husqvarna Intact Junior Team) pela vitória no Estoril são os únicos que tem também na classificação.

Cormac Buchanan (AGR Team) tem dois pódios e vai querer mais, e até agora nomes como Eddie O’Shea (British Talent Team) e Max Quiles (Team Estrella Galicia 0,0) não visitaram o pódio por força de uma mistura de infortúnios ou penalizações. A grelha está mais uma vez lotada e nenhum dos pilotos que terminaram aqui no pódio na época passada está na grelha – sendo a quarta posição de Carpe a melhor para os pilotos que regressam.

Moto2

Nas Moto2 – que aqui são campeonato europeu – consistência tem sido o segredo para o líder Mattia Casadei (Team Ciatti-Boscoscuro). Sem nenhum resultado fora dos cinco primeiros até agora em 2024, o igualmente campeão do mundo MotoE tem que se preocupar com Daniel Muñoz (GAS UP Racing Team) que chega a esta quarta ronda do ano recém-saído de uma ‘dobradinha’ em Barcelona.

Vencedor aqui no ano passado no caminho para o título nas Stock, o espanhol vai tentar repetir o feito agora com as mais exigentes três cilindros que equipam a totalidade do campeonato. Jorge Navarro (KLINT Forward Junior Team) também já subiu ao pódio ao assinar três segundos lugares nas últimas quatro corridas e a sua experiência e consistência pode trazer dividendos ao ex-mundialista.

Entretanto, Roberto Garcia (Fantic Cardoso Racing) vai querer recuperar de um 0 em Barcelona, Alberto Surra (Team Ciatti-Boscoscuro) quer outro pódio depois de ter ficado de fora desde a vitória na estreia e em 2023 conseguiu também um no Algarve.

ETC

Entre o pelotão da European Talent Cup é sempre momento de acção – mas ainda não de pânico para os rivais de Marco Morelli. O piloto da MLav Racing tem uma vantagem útil de 20 pontos no topo da classificação depois de assinar duas vitórias e dois segundos lugares, marcados por apenas um zero.

Carlos Cano (SEVENTYTWO Motorsports Artbox) também tem apenas um abandono em seu nome e fez a dobradinha no Estoril, algo que Morelli ainda não alcançou.

Preparados para uma corrida única no Algarve estão igualmente Giulio Pugliese (CFMoto Aspar Junior Team), Valentin Perrone (Frando Racing VHC Team), David Gonzalez (AC Racing Team), Jesus Torres (Team Estrella Galicia 0,0) e Leonardo Zanni (Mir Finetwork Racing Team), todos com pódios, mas precisando de os conseguir de forma mais consistente.

Stock

Nas Stock, são também 20 os sólidos pontos que o líder Lorenzo Dalla Porta tem na classificação face a um trio de pilotos da Yamaha GV Racing. O italiano venceu duas de três rondas, com os rivais mais próximos e companheiros de equipe Mario Mayor e Iker Garcia ainda sem conseguir chegar ao topo.

Mas Dalla Porta não alinha em Portimão e a concorrência vai tentar capitalizar a ausência do italiano e reduzir ou mesmo passar para a frente do ex-campeão do mundo.

No lote estão Adrian Rodriguez (SF Racing), que venceu no Estoril, mas só foi apenas 10º na última corrida, e Francisco Ruiz (DR Andifer Team), que completa o top cinco da Yamaha com um pódio até agora. Os cinco primeiros estão separados por 30 pontos e Andy Verdoïa é o seguinte na perseguição ao Team Laglisse Honda, tendo começado a temporada com um segundo lugar.

Acesso ao Paddock custa 10 euros

Com acesso livre à Bancada Principal, esta quarta prova do FIM JuniorGP irá mais uma vez possibilitar o acesso ao Paddock do circuito algarvio a todos os fãs e seguidores do motociclismo de velocidade.

Com 150 pilotos em competição será uma excelente oportunidade para ver e estar perto daqueles que serão os campeões do mundo do futuro, e o preço do bilhete para o Paddock será de 10 euros para todo o fim-de-semana, podendo os bilhetes ser adquiridos na loja do Autódromo Internacional do Algarve localizada na Bancada Principal do circuito.

Horários do FIM JuniorGP no AIA – Corridas ao domingo

O fim de semana promete assim ser bastante animado, com seis corridas no programa de domingo a serem o ‘prato forte’ condimentado com as dificuldades de pilotagem como só a o traçado algarvio apresenta a todos os que querem chegar ao firmamento das maiores estrelas do motociclismo mundial na disciplina da Velocidade.

Horário das Corridas

11H00 – JuniorGP – Corrida 1 – 15 voltas

12H00 – Moto2 – Corrida 1 – 16 voltas

13H00 – ETC – Corrida – 14 voltas

14H00 – JuniorGP – Corrida 2 – 15 voltas

15H00 – Moto2 – Corrida 2 – 16 voltas

16H00 – Stock – Corrida – 16 voltas

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!