No próximo mês de Outubro o Circuito do Estoril irá pela primeira vez receber uma prova elegível para o campeonato do mundo Side-Car, o denominado Superside. No fim‑de‑semana de 19 e 20 de Outubro os ‘side’ estarão de volta ao circuito onde marcaram presença aquando da sua inauguração em Junho de 1972, então como corrida de exibição.
A última vez que os ‘sidecar’ estiveram em Portugal foi ainda no século passado aquando da passagem do campeonato europeu pela Granja do Marquês na Base Aérea Nº1 em Sintra, regressando agora num formato totalmente distinto. Na actualidade os Superside podem apenas ser equipados com motores 600cc de quatro cilindros e devidamente homologados pela FIM para Superstock/Supersport, devendo os chassis ser os denominados ‘longos’ (F1) e apenas estes.
Anteriormente os Superside tinham como limite de cilindrada os 1000cc e as equipas podiam utilizar os chamados chassis ‘curtos’ e os ‘longos’ de acordo com as características dos circuitos, tendo as regras sido alteradas de forma a encontrar uma fórmula mais acessível a todas as equipas com interesse neste campeonato que em 2019 conta com seis provas no seu calendário, tendo a primeira sido realizada no passado dia 20 de Abril aquando das 24 Horas de Le Mans com vitória dos finlandeses Pekka Päivärinta and Jussi Veräväinen que agora utilizam motores Yamaha ao contrário dos Honda que tinham no seu chassis anteriormente. Os campeões em título são os irmãos Ben e Tom Birchall, que venceram o Superside nos dois últimos anos e procuram o terceiro título consecutivo, naquela que é também a terceira temporada com os motores 600 em exclusivo.