FIM WEC 2022 – Antevisão e horários das 24 Horas de Spa

O Mundial de Resistência FIM está de regresso ao icónico traçado nas Ardenas. Saiba aqui os horários completos das 24 Horas de Spa.

Depois das fantásticas 24 Horas de Le Mans que abriram a temporada 2022 do Mundial de Resistência FIM, em meados de abril, o campeonato prossegue com a realização da segunda de três rondas de duração máxima. As 24 Horas de Spa realizam-se de 4 a 5 de junho, com os treinos e qualificações a começarem nos dias anteriores.

Uma corrida que volta a ter as motos a exibirem-se ao mais alto nível no icónico circuito Spa Francorchamps, um traçado de boas memórias para os portugueses, pois, relembramos, foi aqui que a famosa equipa portuguesa Suzuki Shell – com um trio de pilotos composto por Telmo Pereira, Michel Graziano e Bruno Bonhuil – conquistou a primeira vitória no Mundial de Resistência FIM, precisamente nas 24 Horas de Spa em 1999.

Mais de duas décadas depois desse fantástico feito de uma equipa lusa, este regresso das 24 Horas de Spa em 2022 não terá, infelizmente, a presença de um piloto português em pista. O único que estaria pronto a participar era Pedro Nuno, que tão boa conta de si tem dado nas experiências neste mundial com a equipa Team Slider Endurance #119, como aconteceu nas 24 Horas de Le Mans.

24 Horas de SpaPorém, a equipa que compete na categoria Superstock nem sequer aparece na recente atualização da lista de inscritos, pelo que Pedro Nuno ficará de fora desta ronda do Mundial de Resistência FIM.

Para os portugueses resta a consolação de ver as cores nacionais entrarem em pista graças a Sheridan Morais, piloto sul-africano que compete com licença portuguesa e estará aos comandos da Yamaha R1 da classe principal EWC na equipa Wójcik Racing Team EWC 77.

Quanto à corrida 24 Horas de Spa, e porque já não temos um campeonato do mundo a visitar o traçado belga há muitos anos, convém ter em conta que esta é uma corrida que acontece num circuito inserido numa zona de floresta, um traçado com secções bastante velozes e fluídas, que certamente irá levar pilotos e motos ao seu limite ao longo das 24 horas de duração.

24 Horas de SpaO circuito Spa Francorchamps foi alvo de importantes remodelações e modificações, nomeadamente ao nível da segurança, com a criação de zonas de escapatória alargadas, sendo também o circuito mais longo do Mundial de Resistência FIM com nada menos do que 6.985 metros de extensão!

Quanto a horários, inicialmente o promotor do campeonato, a Discovery Sports Events, tinha previsto iniciar as 24 Horas de Spa na noite de sexta-feira. Porém, a decisão final acabou por marcar o início da corrida para as 12H00 de Portugal Continental (13H00 locais) de dia 4 de junho sábado, sendo que a bandeira de xadrez será mostrada aos pilotos assinalando o fim de corrida às 12H00 de domingo 5 de junho.

24 Horas de SpaQuanto à transmissão televisiva do regresso das 24 Horas de Spa, essa transmissão em direto está garantida no canal Eurosport 2 em dois momentos distintos: das 11H45 de sábado até às 17H30, e depois no domingo para acompanhar as horas finais de prova, das 05H00 às 12H30.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos acompanhar de perto todas as incidências das 24 Horas de Spa do Mundial de Resistência FIM neste próximo fim de semana. A não perder!