FMP anuncia os calendários de Motocross para 2024

A Federação de Motociclismo de Portugal anunciou as datas dos calendários para a temporada 2024 dos campeonatos nacionais de Motocross.

A paragem entre temporadas de Motocross já vai longa, mas o recomeço da competição começa a surgir no horizonte de pilotos e equipas que todos os anos animam, e muito, as pistas que integram os calendários desta disciplina.

E num momento em que os motores das motos já começam a aquecer, a Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) anunciou as datas dos novos calendários nacionais para 2024.

As competições de Motocross com estatuto de Campeonato Nacional, nomeadamente o Campeonato Nacional de Motocross, que integra as classes MX1, MX2, MX 125 Júnior e MX Veteranos, e os calendários das classes de iniciação MX85, MX65 e MX50, ficaram assim a conhecer quais os fins de semana em que estarão a competir ao longo deste ano.

Na elaboração destes calendários, a Comissão de Motocross da Federação de Motociclismo de Portugal teve uma especial atenção em não fazer coincidir as provas de Motocross com as jornadas dos Campeonatos Nacionais de Enduro e Mini Enduro, uma vez que existem praticantes a disputar provas de ambas as modalidades, e também em evitar a coincidência de datas com as rondas dos Campeonatos da Europa.

motocrossNesta temporada, realce ainda para o regresso, pelo segundo ano consecutivo, do sempre espetacular Campeonato do Mundo de SidecarCross a Alqueidão, desta feita acompanhado no programa com uma ronda do Campeonato Europeu de QuadCross. Uma oportunidade única para os fãs passarem momentos ainda mais emocionantes graças à espetacularidade destas duas modalidades.

O ponto alto do ano em termos de competições internacionais chega em maio, com o Crossódromo Internacional de Águeda a acolher novamente o Grande Prémio de Portugal de MXGP, que inclui no programa rondas dos Campeonatos da Europa de EMX125 e EMX250.

Finalmente, a 26 de maio, os Campeonatos da Europa para os escalões mais jovens, neste caso EMX65 e EMX85, voltam a visitar Fernão Joanes.

Em baixo encontra todos os calendários completos para a temporada 2024 de Motocross em Portugal, sendo que existem duas datas ainda por definir nas classes MX65 e MX50. Em breve a Comissão de Motocross da FMP deverá anunciar mais detalhes sobre essas rondas.

Calendários 2024 de Motocross

Campeonato Nacional de Motocross – Jogos Santa Casa
(MX1 / MX2 / MX 125 Júnior /MX Veteranos)
3 de março – Lustosa
30/31 de março – Casais de S. Quintino
14 de abril – Granho
25/26 de maio – Fernão Joanes
16 de junho – Vieira do Minho
22/23 de junho- Tarouca

Campeonato Nacional de Motocross MX85
3 de março – Lustosa
30/31 de março – Casais de S. Quintino
7 de abril – Aveiras de Baixo
14 de abril – Granho
16 de junho – Vieira do Minho
23 de junho – Tarouca

Campeonato Nacional de Motocross MX65
25 de fevereiro – Carvoeira
3 de março – Lustosa
30/31 de março – Casais de S. Quintino
14 de abril – Granho
28 de abril – Cortelha
22/23 de junho – Tarouca
Por definir – Madeira

Campeonato Nacional de Motocross MX50
25 de fevereiro – Carvoeira
30/31 de março – Casais de S. Quintino
7 de abril – Aveiras de Baixo
28 de abril – Cortelha
22/23 de junho – Tarouca
29 de setembro – Viseu (Mundão)
Por definir – Faial

Provas Internacionais em Portugal
20/21 de abril – Campeonato Mundial de SidecarCross – Alqueidão
20/21 de abril – Campeonato Europeu de QuadCross – Alqueidão
4/5 de maio – Campeonato Mundial de MXGP – Águeda
4/5 de maio – Campeonato Europeu EMX125 / EMX250 – Águeda
26 de maio – Campeonato Europeu EMX65 / EMX85 – Fernão Joanes

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. A não perder!