Fuell Fllow novamente disponível para reservar na Europa

A moto elétrica criada por Erik Buell está novamente disponível para reservar na Europa. Aqui ficam os detalhes e preço da Fuell Fllow.

fuell

Erik Buell é mais conhecido entre os motociclistas pelas suas criações irreverentes no mundo das motos a combustão. As antigas e irrepetíveis Buell, pese embora a marca tenha deixado de existir conforme imaginada pelo seu fundador, continuam a ser objeto de desejo para muitos colecionadores. Mas num mundo em constante mutação e onde as motos elétricas ganham importância, Erik decidiu apostar neste novo caminho das duas rodas, e criou a marca de motos elétricas Fuell.

A Fuell Fllow, sim, com dois “l” tal como o nome do seu criador, não é uma novidade absoluta visto já a termos ficado a conhecer em maior detalhe em 2019. Porém, como bem sabemos, a pandemia global afetou todo o planeta das mais diversas formas, incluindo os planos de Erik Buell para a comercialização desta moto elétrica.

Por esta altura do “campeonato” já deveríamos ver a Fuell Fllow na estrada desde final de 2020. Mas a verdade é que não se vê nenhuma na estrada, e nem a produção arrancou. A culpa? Da pandemia, claro.

fuellCom a crise de fornecimento de matérias primas e de todo o tipo de fornecedores a não conseguirem cumprir prazos de entrega de materiais e componentes durante a pandemia, Erik Buell foi obrigado a colocar os seus planos para a Fuell em pausa. Até agora!

Isto porque o website europeu da Fuell abriu novamente as reservas para aquisição da moto elétrica Fllow, seja para a versão “full power” de potência equivalente a 47 cv, seja para a versão limitada a 11 kW (15 cv), claramente idealizada para os motociclistas europeus. Na verdade, a Fuell confirma que a moto é exatamente a mesma, sendo que a única diferença será uma questão de software.

Caso o cliente passe a ter Licença de Condução de motociclos de acordo com a carta A2, a Fuell fará a atualização do software que desbloqueia a potência total do motor elétrico.

fuellE por falar em motor elétrico, refira-se que a Fuell decidiu não recorrer a um fornecedor externo para fabricar o motor. Na verdade, Erik Buell e a sua empresa conceberam o motor de raiz, o denominado Transverse Flux Motor, fabricando-o também, e optando por instalar o motor no cubo da roda traseira transferindo a potência gerada de forma direta e sem recorrer por isso a corrente ou correia de transmissão.

O peso total da Fuell Fllow é de 181 kg, já incluindo as baterias que ficam colocadas bem à frente e abaixo em relação ao conjunto, mantendo assim o centro de gravidade mais baixo para uma condução mais intuitiva.

Por outro lado, as baterias estando posicionadas tão em baixo permitiram à Fuell disponibilizar um compartimento de 50 litros de volume na zona da moto em que habitualmente encontramos o depósito de combustível. De acordo com a marca, podemos aí guardar um capacete integral e ainda sobrará espaço para transportar uma mochila de dimensões razoáveis.

fuellE porque estamos a falar de uma moto elétrica, as baterias da Fuell Fllow podem ser recarregadas totalmente em apenas 30 minutos, recorrendo ao sistema CCS integrado na moto.

Mas se o utilizador optar por carregar as baterias de 20 até 90% da sua capacidade máxima, o tempo de espera será de apenas 15 minutos. Claro que poderá ser ligada e carregada com recurso a uma tomada elétrica doméstica, sendo que, obviamente, o tempo de carga será bastante maior do que o carregamento rápido CCS.

E quantos quilómetros é que poderemos percorrer com uma carga completa de bateria?

Mais uma vez recorrendo às informações oficiais já divulgadas pela Fuell, a Fllow foi concebida para ser usada como uma moto urbana. Assim, e numa utilização puramente urbana, fugindo das autoestradas que obrigam a maior gasto de energia fruto das velocidades mais elevadas aí atingidas, a Fllow percorrer até 240 km antes de ter de parar para recarregar.

Uma autonomia considerável e bastante aceitável até para uma moto elétrica urbana.

E, claro, numa moto moderna e que olha para o futuro com um conceito modular, o que significa que podemos atualizar o motor elétrico, as baterias ou até o próprio sistema de carregamento integrado por componentes melhores e mais evoluídos, não podem faltar as obrigatórias opções eletrónicas.

A Fuell Fllow conta com modos de condução que naturalmente adaptam a velocidade máxima atingida e energia disponibilizada, possibilidade de ligação ao smartphone e app exclusiva para gestão e personalização de diferentes aspetos da moto elétrica, travagem combinada com recurso a ABS, ajuda à condução a baixa velocidade e marcha-atrás, radares dianteiro e traseiro com aviso de colisão, controlo de tração eletrónico, ou ainda sistema de deteção de objetos no ângulo morto.

E qual é o preço desta moto elétrica idealizada por Erik Buell?

Apesar do adiamento da comercialização da Fuell Fllow para uma altura em que os preços dos materiais estão mais elevados do que acontecia em 2019, a marca decidiu manter o preço já definido anteriormente: 11.995€.

Mas este preço poderá descer consideravelmente caso o cliente decida ser dos primeiros a juntar-se à família Fuell.

De acordo com as informações disponibilizadas no website oficial para a Europa, caso o cliente faça um depósito antecipado de 200€ terá um desconto de cerca de 2000€ no valor da moto que já referimos, recebe um exclusivo capacete Veldt em fibra de carbono para combinar com as cores da Fllow, e será também dos primeiros a poder receber em casa a sua moto elétrica nova.

As entregas estão previstas começar em finais de 2024, sendo que a produção deverá arrancar em 2023. Isto se a Fuell conseguir garantir 3000 reservas para a Fllow, a que se seguirá uma campanha de crowdfunding que permitirá produzir os primeiros protótipos funcionais, a que se seguirá a versão final de produção.

Refira-se ainda que a Fuell Fllow estará disponível num primeiro momento em quatro opções de cores: prateado, vermelho, preto ou azul.