Galfer celebra o 70º aniversário em 2022

A Galfer celebra o 70º aniversário em 2022. Fique a conhecer a história da marca espanhola especialista em sistemas de travagem de moto.

Galfer

Representada em Portugal pelo grupo Multimoto, a espanhola Galfer celebra em 2022 o seu 70º aniversário. Uma ocasião especial e que levará a marca com sede em Granollers a organizar eventos especiais ao longo do ano. O culminar desta celebração será no Salão de Milão EICMA em novembro deste ano.

Especialista em sistemas de travagem para moto e que podem ser adquiridos pelo “comum” motociclista, a Galfer tem também uma história ligada à competição. Com inúmeros títulos mundiais conquistados com ajuda dos seus componentes, a Galfer revela um compromisso único em termos de inovação e apoio à competição.

Recentemente a empresa anunciou a sua chegada como patrocinador principal do Mundial de Motocross, o MXGP. Mas também disponibiliza novos discos de travão mais eficientes como são os Cubiq, uma evolução dos discos de travão recortados e que garantem maior controlo da temperatura.

O início da Galfer

GalferO começo da marca espanhola acontece em 1952, mais propriamente em novembro desse ano. Pelas mãos e ideias de Maffio Milesi, pai do atual diretor geral da empresa, Umberto, é inaugurada em Barcelona uma unidade industrial dedicada ao fabrico de sistemas de travagem para automóveis do grupo Fiat que tinha inaugurado a fábrica da Seat em Espanha.

A Galfer nasce então para fabricar as pastilhas de travão para o Seat 124 nos anos 50 e 60 do século passado. Mas a Galfer também se dedicou ao mundo das duas rodas. Centrou a sua produção em pinças de travão e discos de embraiagem.

A história da Galfer ao longo das décadas

Década de 1960

Durante os primeiros anos de atividade, a empresa dedicou-se à produção de produtos para a indústria automóvel e iniciou o fornecimento de componentes para as motos Sanglas. Desenvolveu tubos de travão de altas prestações (Cobalt e HP6).

Década de 1970

A Galfer revela o seu espírito pioneiro ao eliminar o amianto dos seus produtos. Em vez disso optou por usar fibras de aramida. A segunda geração da família Milesi tomou conta da empresa e deu maior atenção ao setor das duas rodas.

Década de 1980

Fabricaram as primeiras pastilhas de travão para discos de travão de modelos da Mototrans / Ducati. Nasceu um catálogo de pastilhas de travão com 45 referências e dois compostos distintos: oro e prata. A Galfer foi a primeira a distinguir os compostos das pastilhas pela cor dos seus suportes, uma prática utilizada atualmente pela maioria das marcas de pastilhas de travão.

GalferA Galfer participou em eventos e competições como as 24 Horas de Montjuic, os Criteriums AGV, Super Prestígio, troféus de promoção e campeonatos espanhóis. Durante a década de 80 a colaboração com JJCobas foi fundamental para ambas as partes. Foi desenvolvido o primeiro sistema de pastilhas/disco numa moto de trial com o piloto Toni Gorgot. A dedicação da marca à competição resultou no primeiro título mundial pelas mãos de Alex Crivillé no Mundial de 125 cc em 1989.

Década de 1990

Em 1992 nasce a Galfer USA, que se dedica à importação e distribuição dos produtos Galfer no continente Americano. Também se inicia a produção de discos de travão em aço inoxidável, e no final desta década a Galfer colabora no desenvolvimento dos primeiros discos e pastilhas de travão para bicicletas. Em 1999, Emilio Alzamora torna-se campeão mundial de 125 cc a utilizar discos Galfer.

Década de 2000

Na passagem para o novo milénio o departamento de Pesquisa e Investigação da Galfer desenvolve os discos de travão Wave (recortados). Estes discos revolucionaram o setor devido ao seu menor peso em comparação com os convencionais discos redondos. Também se deu início à produção das pastilhas de composto de metal sinterizado. Em 2009 foi inaugurada a nova fábrica e atuais instalações da Galfer em Granollers, Barcelona.

A Galfer começou a equipar de origem os modelos KTM com discos de travão. Esta relação continua em vigor. Vários pilotos logram títulos mundiais como por exemplo Jorge Lorenzo no Mundial 250 cc e Oriol Mena no Enduro Junior.

Década de 2010

Marc Márquez vence os primeiros títulos no Mundial de Velocidade (125 cc e Moto2). Mas esta segunda década do século XXI fica marcada pela conquista de mais de cinquenta títulos mundiais por parte de pilotos que usaram motos equipadas com travagem Galfer: Toni Bou, Alex Márquez, Joan Mir, Lorenzo Dalla Porta, Steve Holcombe, Jorge Martin, Laia Sanz ou Emma Bristow.

GalferPara garantir a capacidade de resposta ao nível da produção, a Galfer aumentou a área de produção da fábrica. E também apresentou uma série de novos compostos de pastilhas de travão. São disponibilizados no mercado de acessórios os compostos G1396R para motos “off-road” e G1375R para motos desportivas. Simultaneamente a Galfer apresenta diversos tipos de sistemas de travagem sobredimensionados para motos de todo-o-terreno.

Realce para o facto de diversos fabricantes de motos confiarem na Galfer para equipar os seus modelos com os reconhecidos discos de travão Wave. Por outro lado, o grupo KTM distingue a Galfer enquanto fabricante de excelência. E é instalado na fábrica em Granollers um novo banco de ensaio para testar os travões da marca.

2020 e 2021

Depois de vários anos, o disco de travão Wave sofre uma evolução e a Galfer apresenta o disco Cubiq. O seu desenho pouco convencional permite reduzir a temperatura de funcionamento mesmo em condições extremas, e o peso dos discos Cubiq é ainda menor quando comparado com os Wave.

Mesmo com a pandemia Covid-19 a afetar a indústria a nível global, a Galfer continua a apresentar resultados financeiros positivos. As pastilhas de travão passam a contar com a homologação ECE-R90, um processo de testagem que garante a qualidade superior dos materiais.

Na competição, a Galfer ajuda vários pilotos a conquistarem títulos a nível mundial. No total, nestes dois anos a marca espanhola acumula mais 24 títulos mundiais de motociclismo, nas mais diversas competições de asfalto e pisos de terra. No total, ao longo dos seus 70 anos de história, a Galfer conquistou 95 títulos mundiais de motociclismo e ciclismo.

Atualmente as instalações da marca em Granollers ocupam uma área de 6000m2, localizadas ao lado do circuito Barcelona-Catalunha. A empresa conta com a colaboração de 150 trabalhadores que ajudam a fabricar os mais diversos produtos relacionados com sistemas de travão e que são exportados para meia centena de países.

Celebração dos 70 anos da Galfer

Conforme referimos no início deste artigo, a Galfer preparou uma série de iniciativas que permitem a celebração desta história com pilotos e clientes. Todos serão convidados a participar nesta celebração que culminará no próximo Salão de Milão EICMA 2022.

Para além disso, os produtos da Galfer fabricados durante este ano comemorativo serão identificados com um logótipo especial, e estarão disponíveis ao longo do ano equipamentos e acessórios com o referido logótipo do 70º aniversário da Galfer.

E, a partir deste mês de fevereiro, a Galfer vai divulgar uma série de vídeos em que os pilotos apoiados pela marca possam contar a sua experiência e como os produtos Galfer os ajudaram a conquistar as mais prestigiadas competições a nível mundial.

O primeiro vídeo conta com a participação do espanhol Toni Bou, piloto de Trial.

Quer saber mais sobre os produtos de travagem da Galfer? Então clique aqui e contacte o importador nacional Multimoto.