GAM organiza manifestação a 17 de junho contra as IPO às motos

O Grupo Acção Motociclista sai à rua contra a decisão de implementar as IPO às motos a partir de 2024. A manifestação acontece a 17 de junho.

ipo às motos

No meio de tantas polémicas relacionadas com o Governo português a que temos assistido nos tempos mais recentes, o Governo, a reboque da justificação de reduzir os acidentes com motos e diminuir a sinistralidade rodoviária, aprovou, quase de forma que passava despercebida e com “voto” positivo do Presidente da República, um novo Decreto-lei que tal como a Revista MotoJornal aqui explicou , confirma o início em todo o território nacional das famosas IPO às motos a partir de janeiro de 2024.

As Inspeções Periódicas Obrigatórias (IPO) são desde há muitos anos um tema recorrente entre os motociclistas portugueses, que, mesmo depois de todas as explicações por parte de quem decide, continuam sem entender, de facto, o que a chegada das IPO às motos irá melhorar as condições de seguranças dos motociclistas e restantes utilizadores das vias rodoviárias.

Um grupo que tem sido um acérrimo defensor da não introdução das IPO às motos em Portugal, pelo menos nos termos em que são apresentadas e, principalmente, sendo contra a justificação de que serão imprescindíveis para reduzir a sinistralidade associada aos veículos de duas rodas, é o Grupo Acção Motociclista (GAM).

ipo às motosAgora que o tema voltou “à ordem do dia”, o GAM voltou também a manifestar a sua opinião contrária às IPO.

Para além das inúmeras estatísticas publicadas pelo GAM ao longo dos anos, baseadas em números oficiais, e que mostram que acidentes mortais com motos em Portugal não são justificados com questões de deficiências técnicas das motos em si, este grupo de motociclistas tem também organizado manifestações em todo o País.

Com a publicação deste novo Decreto-lei que promete o início das IPO às motos a partir de janeiro de 2024, o GAM volta à estrada, e anuncia uma mega manifestação de motociclistas em várias cidades de Portugal.

A 17 de junho, pelas 16H00, os motociclistas portugueses que desejem manifestar-se contra as IPO poderão então associar-se a esta manifestação nacional, que irá decorrer em cinco cidades portuguesas:

– Porto, na Avenida dos Aliados;

– Coimbra, na Praça da República;

– Lisboa, na Praça do Rossio;

– Faro, Largo de São Francisco;

– Funchal, Avenida Sá Carneiro.

Quer saber mais detalhes das iniciativas do Grupo Acção Motociclista e a sua luta contra aquilo que denominam de “Farsa das IPO”? Então clique aqui para saber tudo !

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!