A Gibraltar Race é uma prova de superações individuais e de elevadas exigências físicas e mentais para os concorrentes, sobretudo pelo seu formato extenso, onde os pilotos e “motos de série” se propõem a cumprir uma longa distância, dentro e fora de estrada, durante cerca de duas semanas.
Na edição de 2019, a surpresa teve o nome de Renato Zocchi que, ao fim dos 7000 km da prova, levou a sua maxi-scooter Honda X-ADV ao mais alto lugar do pódio da Classe 2, deixando para trás toda a concorrência, supostamente mais bem “munida” com motos como BMW F 800 GS Adventure, KTM 950 Super Enduro, KTM 790 Adventure R, KTM 690 Enduro, KTM 640 Adventure, KTM 660 Rally, ou Husqvarna 701 Enduro.
O italiano que alinhou na Gibraltar Race pelo segundo ano consecutivo com a X-ADV teve sempre como objetivo a diversão, apesar de conhecer as inúmeras exigências desta Maratona. Zocchi referiu à imprensa que “a melhor definição para a minha participação e sentimento nesta aventura é a palavra “divertimento”. Muitos nunca elegeriam esta moto para participar num Rally com estas características, ou que a Honda X-ADV fosse capaz de disputar lado a lado com as monocilíndricas e bicilíndricas de enduro. O meu “feeling” resume-se a apenas isto: diversão!”
Apesar do mérito da Honda X-ADV na prova, convém referir que o transalpino Renato Zocchi é um veterano e experiente piloto off-road, tendo vencido uma edição do Rally dos Faraós e terminado várias edições do Dakar. Em Itália foi várias vezes campeão nacional de motocross, tendo inclusive no seu palmarés um 3º lugar no campeonato mundial.
Entretanto, Allan Alistair venceu a Classe 1, em BMW HP2 Enduro, e Mark Kinnard ganhou na Classe 3, em KTM EXC 500 Rally, resultados que lhes deram o primeiro e o segundo lugares da geral, respetivamente. Renato Zochhi obteve o 7º lugar da geral.
Este ano o evento que ligou o Báltico ao Atlântico, teve partida no dia 21 de junho em Gdansk, na Polónia, tendo passado pela República Checa, Alemanha, Itália, França, Portugal e Espanha, tendo terminado no Cabo Finisterra, na Galiza, em 6 de julho.
O Gibraltar Race levou os participantes por um percurso de 7000 quilómetros, dividido em 14 etapas.
Formato Maratona
A Gibraltar Race é um rally com navegação por etapas dentro e fora de estrada, orientada para pilotos não profissionais e motos de série, matriculadas e legais nos seus países de origem. Os concorrentes têm de ter mais de 18 anos e estar habilitados para conduzir a sua moto e ter todos os documentos do veículo em vigor (entre os quais o tradicional seguro), no mínimo, sete dias após o fim do evento. Todas as motos devem ser capazes de uma utilização dentro e fora de estrada e têm de ter um peso mínimo de 145 kg (com dez litros de gasolina no depósito). Esta limitação não é aplicável a motos matriculadas antes de 2000, nem à categoria destinada às senhoras.
A Gibraltar Race conta com três classes, sendo que a Classe 1 destina-se a todas motos com mais de 950 cc; a Classe 2 para cilindradas entre 601 cc e 950 cc; e a Classe 3 para cilindradas que não excedam os 600 cc.
Para saber mais sobre esta prova visite o site : www.gibraltarrace.com