Depois da pandemia ter forçado ao adiamento da abertura do campeonato nacional TT 2021 na vila beirã de Góis, foi precisamente pela mão do experiente Góis Moto Clube que a temporada fechou depois da ronda ter sido colocada no fecho do ano desportivo.
Desenhada com o tradicional esquema de PEC’s tradicional na ronda goiense do campeonato nacional, esta derradeira prova do ano apresentou a pilotos e máquinas um total de 295,5 quilómetros ao cronómetro divididos pelas três PEC’s do primeiro dia e uma única PEC no dia de encerramento do campeonato nacional, todas desenhadas nos concelhos de Arganil, Góis, Oleiros e Pampilhosa da Serra.
Com título ainda por decidir em todas as três disciplinas em competição: motos, moto 4 e SSV, foi por isso sem surpresa que todo o fim‑de‑semana foi vivido com elevada intensidade por parte de toda a caravana que mais uma vez encheu de côr e animação a hospitaleira vila que acolheu uma ronda do campeonato pela 28ª vez.
Cumpridos os três troços do primeiro dia com um total de 223,5 quilómetros e um derradeiro com curtos 72 quilómetros para decidir os resultados, foi António Maio quem não só assegurou o triunfo final com três minutos e meio de vantagem face a Gustavo Gaudêncio mas garantiu também a conquista de um novo ceptro maior do TT nacional. Gonçalo Bandeira começou a prova a vencer e fechou no degrau mais baixo do pódio, na frente de Micael Simão e Fábio Magalhães, o primeiro garantindo a vitória na TT3 e o segundo na TT1. Entre os Moto 4 foi Luis Engeitado quem fechou a prova no degrau mais alto do pódio com margem de conforto face a Luis Pimenta, o segundo na frente de Rafael Carvalho.
Como era esperado a decisão nos SSV foi mais renhida mas logo no final do dia inaugural Roberto Borrego tomava de assalto a primeira posição da classificação geral, não mais largando a liderança até ao final, posição essa que lhe valeu também a conquista do título nacional. Uma vitória alcançada face a Nelson Caxias e Alexandre Pinto após dois dias onde o anterior líder do campeonato, João Monteiro, enfrentou percalços e dificuldades inesperadas que o levaram a corrida no sétimo posto, insuficiente para somar os pontos necessários para voltar a ser campeão nacional.
O TT nacional terminou assim o seu ano desportivo, restando agora as 4 Horas TT de Fronteira no programa dos SSV e o campeonato nacional Rally Raid que se inicia já no próximo fim‑de‑semana em Mação.