GP da Alemanha: Zarco na pole, Oliveira na segunda linha

Johann Zarco interrompeu a sequência de poles alcançadas por Marc Marquez em Sachsenring; Miguel Oliveira qualificou na sexta posição.

Depois de uma qualificação pouco comum, Foi Johann Zarco quem conseguiu a pole position para o GP da Alemanha, em Sachsenring. Fabio Quartararo e Aleix Espargaró qualificaram nas posições seguintes. O piloto espanhol conseguiu colocar a Aprilia na primeira linha, algo que não acontecia desde que Jeremy Milliams conseguiu a pole position para o GP da Austrália em 2000, com a Aprilia RSW-2 500 de dois cilindros em V a dois tempos.

«Estou muito contente, é uma boa sensação estar na pole position em Sachsenring», disse Zarco. «É uma pista difícil para a Ducati e para mim, mas o potencial da moto é elevado e estamos a obter resultados. Amanhã precisaremos de ter cuidado com o desgaste dos pneus, mas arrancar da pole espero que me dê uma ajuda extra».

Oliveira na segunda linha

A qualificação ficou marcada pelas quedas de Johann Zarco e Takaaki Nakagami já nos últimos minutos; as bandeiras amarelas acabaram por evitar que alguns pilotos conseguissem melhorar no final.

Depois de ter sido quarto nos treinos livres e, mais uma vez, passar direto à segunda qualificação, Miguel Oliveira qualificou na sexta posição.

«Contente com a qualificação mas sinto que podíamos ter sido um pouco mais rápidos, mas as bandeiras amarelas atrapalharam um pouco a nossa progressão, algo que está um pouco fora do nosso controle mas devemos no futuro pensar em como evitar estas situações», explicou Miguel Oliveira. «Ainda assim contente com o meu ritmo de corrida, sinto que temos armas para lutar por um bom resultado amanhã. Teremos que manter o foco, fazer um bom arranque e depois gerir o fisico e os pneus».

Oliveira arrancará da segunda linha da grelha de partida, ao lado de Jack Miller e Marc Marquez. O australiano cometeu um erro na última curva da sua última volta rápida e não conseguiu entrar na primeira linha. Marquez sabe que era difícil conquistar a pole, mas está contente com o seu ritmo de corrida.

Zarco interrompeu uma sequência de 10 poles consecutivas de Marc Marquez em Sachsenring (1 em 125 cc em 2010, duas em Moto” em 2011 e 2012, e sete em MotoGP de 2013 a 2019 – no ano passado não houve GP da Alemanha). Conseguirá o espanhol manter a mesma sequência de vitórias?

Moto2 e Moto3

Em Moto2 Raul Fernandez conquistou a sua terceira pole posiiton da temporada, depois de ter sido Remy Gardner a dominar os treinos livres. O australiano qualificou em terceiro, atrás de Fabio de Giannantonio.

Na categoria mais pequena Filips Salac fez história ao conquistar a sua primeira pole position no Mundial. O piloto checo vai partilhar a primeira linha da grelha com Dennis Foggia e Tatsuki Suzuki.

Pedro Acosta voltou a não conseguir uma boa qualificação, alcançando o 13.º lugar da grelha de partida.

A primeira qualificação ficou marcada pelo incidente entre Darryn Binder e Joel Kelso. O piloto sul-africano saiu tarde da box, nos últimos minutos, e apanhou o grupo que entrava na sua última volta lançada. Binder mal saiu do pit lane embateu no austríaco, e caiu. Como já tinha realizado o melhor tempo da Q1 e ninguém o bateu, apesar da queda conseguiu avançar para a Q2. Mas acabou por receber a bandeira preta, depois da Direção de Corrida ter considerado a sua pilotagem irresponsável. Para além de excluído da qualificação, terá que cumprir uma penalização de volta longa na corrida.

Todos os resultados aqui.