GP da Áustria: chuva afecta primeiro dia de treinos

A chuva fez-se notar no primeiro dia de treinos do GP da Áustria, no Red Bull Ring.

Francesco Bagnaia GP da Austria
Francesco Bagnaia

O primeiro dia de treinos para o 11.º GP da temporada foi afectado pela chuva intensa. Depois de uma manhã de Verão no Red Bull Ring, cumpriu-se a previsão meteorológica. Choveu copiosamente em Spielberg, alagando a segunda sessão de treinos. Neste primeiro dia Francesco Bagnaia foi o mais rápido, numa primeira sessão que terminou com os tempos muito próximos. Miguel Oliveira terminou o dia em 16.º, mas a apenas 0,479 s do italiano.

Na parte da tarde, com a pista sempre muito molhada, a chuva intensa trouxe surpresas. A NTS RW Racing GP viu os seus pilotos ocuparem as primeiras posições. Steven Odendaal foi o mais rápido, seguido de Joe Roberts, com Luca Marini logo a seguir.

Chuva e mais chuva

Miguel Oliveira foi forçado a abrandar quando tentava uma volta mais rápida devido ao intensificar da chuva, e regressou às boxes. A chuva era tão forte que todos os pilotos pararam. Depois aconteceu o mesmo na sua segunda saída e acabou por realizar apenas 5 voltas completas no total. Terminou esta sessão à chuva em de 30.º.Miguel Oliveira GP da Austria

«A ideia para esta sexta-feira foi seguir a mesma estratégia que iniciámos em Brno, preparando-nos bem para a qualificação, mas o tempo não nos permitiu levá-la a cabo. De manhã, as coisas correram muito bem e estávamos muito perto do topo, apenas a 0,4s. Sei que há pequenos aspectos da minha pilotagem que tenho de melhorar para amanhã. Esperávamos continuar a trabalhar à tarde, mas o tempo não esteve do nosso lado. Além disso, quando eu saí para pista, foi quando a superfície estava mais molhada – nas duas vezes – e eu não consegui melhorar muito o meu tempo. Espero que amanhã e domingo o tempo esteja mais favorável, como sugerem as previsões meteorológicas, e que possamos continuar a trabalhar no nosso plano inicial», explicou Miguel Oliveira.

A previsão meteorológica para sábado é semelhante à de hoje. Há possibilidade de chuva depois do almoço, ou seja, a qualificação pode ser em piso molhado.

Moto3: Masia liderou primeiro dia

Em Moto3 foi Jaume Masia quem terminou o primeiro dia de treinos no topo da tabela. Logo atrás dele ficaram Marco Bezzecchi e John McPhee.

Jorge Martin teve alta dos médicos para participar neste GP. O piloto espanhol foi operado no fim-de-semana passado ao rádio fracturado nos treinos livres em Brno, mas está a fazer tudo para correr no domingo. Sempre sob os cuidados de Angel Charte, o chefe médico do campeonato, que o visitou várias vezes na box, Martin rodou em ambas as sessões. O piloto espanhol queixou-se de dores, apesar de a equipa lhe ter reposicionado os avanços e a manete da embraiagem para lhe tornar as coisas mais confortáveis.

A categoria de Moto3 foi a menos afectada pela chuva e alguns pilotos conseguiram os seus melhores tempos na sessão da tarde.

Jaume Masia GP da Austria
Jaume Masia

Não foi o caso de Jaume Masia. O espanhol não melhorou, mas ninguém bateu o seu tempo obtido na primeira sessão. Manteve-se assim no topo terminando o dia em 1.º.

Jorge Martin terminou em 26.º, a 1,481 s de Masia.

Todos os resultados aqui.