Miguel Oliveira foi mais uma vez protagonista da corrida de Moto2. Saiu da primeira linha da grelha de partida, e com um bom arranque bateu Francesco Bagnaia a caminho da curva 1; Oliveira liderou a corrida desde a primeira curva.
Um toque de Fabio Quartararo fez o italiano curvar fora da pista; Bagnaia recuperou rapidamente e durante algumas voltas rodou em terceiro. Jorge Navarro rodou as primeiras em segundo, mas sem conseguir acompanhar o ritmo de Miguel Oliveira, que se isolou no comando. Quando Bagnaia conseguiu passar por Navarro, Oliveira tinha 1,065 s de vantagem.
A pouco e pouco o italiano foi conquistando terreno ao piloto português, e durante as últimas voltas seguiu-o de muito perto. Na fase final trocaram algumas vezes de posições; foi como que a medir forças e a testar as águas para o confronto final. Esse aconteceu na última volta, nas últimas curvas. Depois de ter ensaiado na volta anterior, na última Bagnaia lançou o derradeiro ataque; conseguiu a ultrapassagem definitiva na última curva, apesar dos esforços de Miguel Oliveira, que fez tudo o que havia a fazer, mas Bagnaia levou a melhor para alcançar a vitória. Miguel Oliveira garantiu o segundo lugar e perdeu o comando do campeonato.
«Não fiz uma má partida, mas na primeira curva sofri um toque de Quartararo, e ambos saímos da pista e imediatamente fiquei com terreno para recuperar. Tentei colocar os pneus de novo à temperatura e depois puxei a 100%. Com o Miguel esperei, mantive a concentração e estudei as suas trajectórias para ser capaz de o ultrapassar nas duas últimas voltas», explicou Francesco Bagnaia.
Três pontos de diferença
Oliveira estava satisfeito com mais um pódio, mas um pouco desapontado por ter liderado toda a corrida, da primeira à última curva, e ter perdido a vitória praticamente com a bandeira à vista.
«É um sabor agridoce terminar uma corrida como esta na 2ª posição. Desde o início que sabia que perdia um pouco no 3.º setor e que o Bagnaia era forte. Na última volta tentei fechar a trajetória, mas não deu. Ataquei na última curva, mas com a roda traseira no ar foi difícil parar a moto. Dei o que tinha, estou feliz por mim e pela equipa, e por tudo estar funcionar bem. Na próxima corrida voltarei a lutar pela vitória!», disse o piloto português.
Alex Marquez, Luca Marini e Mattia Pasini discutiram a terceira posição. O piloto espanhol caiu na última curva e Marini conquistou o seu terceiro pódio consecutivo.
No campeonato Bagnaia passou de novo para o comando da tabela, mas com apenas três pontos de vantagem sobre Oliveira. Apesar da queda, Marquez mantém o terceiro lugar do campeonato, mas já a 76 pontos do líder, e agora com apenas dois de vantagem sobre Brad Binder.
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Moto3: Bezzecchi venceu, mas Martin foi de novo o herói
Marco Bezzecchi liderou a corrida da primeira à última volta e conquistou mais uma vitória. O italiano perdeu a liderança apenas por momentos, e para nada mais, nada menos, do que Jorge Martin. Mesmo lesionado e a recuperar de uma operação na semana anterior, Martin esteve sempre no grupo da frente e foi o único a ameaçar Bezzecchi na luta pela vitória. O espanhol acabaria por ser batido no final por Enea Bastianini, que conseguiu subri ao segundo lugar final, relegando Martin para terceiro.
«Foi uma corrida muito boa, com a minha segunda vitória da temporada. Foi uma corrida longa e cansativa. Trabalhámos muito desde Brno para melhorar a minha atitude», disse o vencedor.
Mas as atenções estavam viradas para Jorge Martin. A lesão no braço direito não o impediu de estar sempre na luta, mas terminou a corrida em lágrimas, de emoção e do esforço da corrida.
«Estou extasiado depois deste fim-de-semana extremamente difícil. Estar no pódio oito dias depois da cirurgia foi um sonho», disse o espanhol. «Gostaria de ter vencido a corrida, acho que estava realisticamente ao nosso alcance, mas perdia muito para o Bezzecchi na recta. Dei tudo para ficar com ele e não desisti até ao final. Ironicamente, estava a conseguir ganhar mais terreno nas curvas para a esquerda, onde tinha mais dificuldades. Conseguimos 16 importantes pontos e o nosso objectivo é recuperar totalmente para Silverstone».
Bezzecchi aumentou a sua vantagem no comando do campeonato.
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