GP da Áustria: Oliveira na primeira linha

Miguel Oliveira vai arrancar da primeira linha da grelha depois de ter conquistado a sua melhor qualificação do ano.

Miguel Oliveira GP da Austria
Miguel Oliveira

A chuva voltou a afectar os treinos do GP da Áustria, durante a manhã se sábado, mas os tempos de qualificação já foram conseguidos com pneus slick.

Com a pista molhada na derradeira sessão de treinos livres de Moto2, os tempos não melhoraram; por isso não houve alterações na classificação face ao dia anterior.

Miguel Oliveira ainda apanhou um valente susto ao ser abalroado pela segunda vez esta temporada, desta vez por Iker Lecuona. Aconteceu nos momentos finais da terceira sessão de treinos livres. O espanhol rodou algumas voltas à boleia de Oliveira; numa travagem no final da recta bloqueou a roda dianteira, largou o travão e foi direito à roda traseira da KTM de Oliveira. Acabaram ambos no chão, com Miguel Oliveira a levar ainda com a moto do adversário em cima. Sairam ambos ilesos do incidente, e no final da sessão Lecuona foi à box da KTM pedir desculpa a Oliveira.

A qualificação foi realizada sem chuva e, como tem acontecido esta temporada, o tempo da pole foi realizado no início da sessão; desta vez não estavam decorridos os primeiros 9 minutos. Depois de também Miguel Oliveira ter passado pela liderança da tabela, Francesco Bagnaia conseguiu um tempo na sua quarta volta que já ninguém conseguiu bater até ao final.Francesco Bagnaia GP Áustria

Oliveira mais rápido no final

Pelo contrário, desta vez outros pilotos conseguiram ir melhorando ao longo da sessão, e Miguel Oliveira foi um deles. O líder do campeonato esteve quase semrpe entre os três primeiros ao longo da sessão. Oliveira acabou por realizar o seu melhor tempo perto do final da sessão, conquistando o segundo lugar da grelha. Foi a sua melhor qualificação do ano e será a primeira vez que arranca da primeira linha da grelha este ano.

Miguel Oliveira GP Áustria qualif
Miguel Oliveira

«Tem sido um fim de semana difícil devido às condições climatéricas, por isso tivemos muito pouco tempo para ajustar as afinações da moto para condições em seco. Ainda assim, a minha moto estava com bom desempenho desde o início da qualificação. Sofremos um pouco com a falta de aderência a chegar às curvas, mas no final conseguimos uma boa volta que nos permitiu conquistar a nossa primeira fila da frente do ano. Estamos felizes com isso!», disse Oliveira.

As condições climatéricas diferentes para cada sessão prejudicaram o trabalho que Oliveira e a equipa tinham delineado, e há ainda que analisar os treinos para planear a corrida. «Antes de pensarmos na corrida de amanhã, vamos primeiro ter de analisar a qualificação; como tivemos apenas duas sessões em seco, será importante entender quem tem o melhor ritmo. Como sempre, o nosso objetivo é lutar pela vitória e tentar cometer o menor número de erros possível», explicou o líder do campeonato.

Fabio Quartararo terminou a qualificação em terceiro. Assim há três motos diferentes na primeira linha da grelha de partida: Kalex, KTM e Speed Up.

Primeira Linha Moto2 GP Áustria
Oliveira, Bagnaia e Quartararo

Moto3: Martin, o herói do dia

Marco Bezzecchi conquistou a sua primeira pole position no Mundial, mas o herói do dia foi Jorge Martin.

Numa qualificação muito animada – 12 pilotos protagonizaram 30 mudanças de liderança na sessão! – foi Marco Bezzecchi quem conseguiu o melhor tempo mesmo no final da sessão. Porém os olhos estavam postos em Jorge Martin. O piloto espanhol, a recuperar da operação ao braço do fim-de-semana anterior não rodou na terceira sessão. Na qualificação nas paragens na box teve que colocoar gelo e chegou mesmo a perder a sensibilidade na mão. Mas isso não impediu Martin de ser um dos 12 pilotos que passou pelo comando da qualificação, acabando por conquistar o segundo lugar da grelha de partida. Até Bezzecchi reconheceu o esforço do piloto espanhol, fazendo o gesto de lhe ‘tirar o chapéu’ depois de o felicitar a caminho do parque fechado.

Marco Bezzecchi GP Áustria
Marco Bezzecchi

Na corrida Martin vai tentar perder o mínimo de pontos possível para Bezzecchi.

«Há uma semana fui à faca, e hoje estou no parque fechado!», disse Martin. «Sinto-me como se fosse algo incrível. E até me diverti em cima da moto hoje. Tive boas sensações, embora com dificuldades nas curvas para a esquerda», confessou o espanhol.

Jorge Martin GP Áustria
Jorge Martin

Albert Arenas terminou em terceiro e vai pela primeira vez sair da primeira linha da grelha de partida.

Todas as classificações aqui.