Jorge Martin estreou-se no degrau mais alto do pódio em MotoGP, ao vencer o GP da Estíria. Tendo estado ausente durante quatro GPs da primeira metade da temporada devido a lesão, este foi apenas o seu sexto GP do ano. Foi também a primeira vitória para a Pramac em MotoGP.
Miguel Oliveira foi forçado a abandonar com problemas de vibração causados pelo pneu dianteiro.
Apesar da ameaça de chuva, a corrida foi realizada a seco e não chegou a chover.
Pela terceira vez consecutiva, a corrida de MotoGP no Red Bull Ring foi interrompida com a bandeira vermelha devido a um aparatoso acidente. Dani Pedrosa caiu na saída da curva três na terceira volta, a sua moto ficou no meio da pista e Lorenzo Savadori acertou-lhe em cheio e as duas motos pegaram fogo. «Estava a pilotar bem na primeira corrida e, não sei porquê, na lenta curva três perdi a frente», explicou Dani Pedrosa. «Foi tão lento que a moto ficou no meio da pista, e o Savadori acertou-lhe. Criámos uma grande confusão naquele sítio. Espero que ele esteja bem», concluiu o piloto de testes da KTM. Savadori não ficou muito bem, pois fraturou o maléolo do tornozelo direito; e a limpeza da ‘confusão’ demorou meia hora.
Nova partida
Depois da segunda partida, depois de Jack Miller ter liderado as primeiras três voltas, foi Jorge Martin quem assumiu a liderança para controlar a corrida até ao final. Não foi exatamente um passeio, porque Joan Mir perseguiu-o durante quase toda a corrida, mas sem se conseguir impôr ao rookie espanhol. Martin conseguiu assim a sua primeira vitória na categoria rainha.
«Foi um bom fim de semana para mim. Na sexta-feira não estava tão confiante, mas sabia que tinha margem para melhorar no sábado e assim que regressei à pista fui super-competitivo em todas as sessões. O melhor trabalho foi feita na quarta sessão de treinos livres, com os pneus usados e senti-me super-confiante. Podia não ter o ritmo do Fabio ou do Pecco, mas estava perto. Demos alguns passos na direção certa. Na primeira partida senti-me bem mas tive alguns problemas com o pneu dianteiro.»
«Com a interrupção da corrida pude trocar de pneus e senti-me super-bem na segunda partida, e assim que pude assumi o comando porque sabia que hoje era uma corrida para ser constante. Quando vi que tinha algumas décimas de vantagem percebi que era altura de dar um pouco mais para aumentar a vantagem que era necessária, porque nas últimas voltas não me sentia nas melhores condições», explicou Martinator, cuja vitória lhe vai custar caro. «Prometi à minha equipa se voltasse a subir ao pódio os levava todos de férias a Punta Cana. Por isso em Dezembro, depois de ser operado para tirar todos os ferros, vamos desfrutar uns dias de férias em Punta Cana todos juntos», revelou o piloto espanhol.
Pódio para Mir e Quartararo
Joan Mir, tirando partido do novo dispositivo de ‘agachamento’ da traseira da Suzuki, seguiu Martin durante quase toda a corrida, mas sem conseguir batê-lo. O piloto espanhol revelou no final que sem o novo dispositivo – que tem ainda margem para melhorar – não teria sido possível este resultado neste circuito.
Fabio Quartararo conseguiu um resultado muito positivo num circuito pouco favorável à Yamaha. Com o terceiro lugar, e com Pecco Bagnaia em dificuldades, O francês conseguiu aumentar a sua vantagem no campeonato. Bagnaia não teve as mesmas sensações com o pneu traseiro após a segunda partida e não conseguiu manter o ritmo. Terminou em nono, mas falhou o cumprimento duma penalização de volta longa, foi penalizado com três segundos e foi relegado para 11.º.
Miguel Oliveira com problemas de pneus
Miguel Oliveira teve uma corrida longe do sonho do ano passado. Não só teve que lidar com as dores da micro-fratura do rádio do pulso direito, como teve problemas com os pneus, que causou uma vibração que obrigou ao abandono, depois de ter estado em 10.º.
«Estou desapontado por não ter terminado a corrida. Senti que a ‘segunda’ corrida iria ser melhor para mim, consegui melhores trajetórias e ganhei algumas posições. Atrás do Brad Binder consegui gerir os pneus e mantive a calma, mas depois comecei a ter muitas vibrações e tive que abandonar por causa de um problema no pneu», explicou o vencedor do ano passado.
«É desapontante porque porque sentimos que todo o esforço serviu para nada. Não teria sido o nosso melhor resultado este fim de semana, mas poderíamos ter conseguido um bom top 10 depois de tudo o que passámos aqui», lamenta o piloto da KTM. Quanto à lesão: «O pulso está a ficar cada vez melhor e tudo o que estamos a fazer para o tratar estão a funcionar. Espero que ao longo da semana possa recuperar a melhor forma possível para a corrida seguinte aqui em Spielberg».
Bezzecchi consegue a primeira vitória do ano
Em Moto2 os pilotos apanharam a pista ainda húmida depois da chuva da manhã, mas suficientemente seca para suar slicks.
Remy Gardner perdeu a hipótese de vencer ao cometer um erro a seis voltas do final, na luta com Marco Bezzecchi. Foi o italiano que acabou por conquistar a sua primeira vitória do ano, na frente de Aron Canet e Augusto Fernandez. Gardner terminou a corrida quarto, mas mesmo assim aumentou a sua vantagem no campeonato; o seu principal rival, Raul Fernandez, cometeu um erro quando lutava pelo pódio, do qual não conseguiu recuperar, terminando em sétimo.
Ai Ogura teve oportunidade de conquistar o seu primeiro pódio, mas teve que cumprir uma long lap penalty por exceder os limites da pista. Acabou por pisar a linha branca, o que invalidou o cumprimento da penalização e, e como não voltou a cumpri-la, levou três segundos acrescentados ao seu tempo final, que não influenciaram o seu quinto lugar final.
Pedro Acosta mais líder
Pedro Acosta alcançou a sua quinta vitória do ano em Moto3. O piloto da KTM controlou a corrida atrás de Sergio Garcia depois de ambos se isolarem na frente. O líder do campeonato atacou na última volta, mas teve sempre resposta de Garcia que, porém acabaria por cair a lutar pela vitória na penúltima curva da corrida. Mas a sua vantagem era tanta sobre os perseguidores, que conseguiu levantar e terminar em segundo. No final da corrida Romano Fenati bateu Jaume Masia na luta pelo último lugar do pódio.
Sendo a primeira corrida do dia, a pista estava ainda muito molhada depois da chuva do warm up, mas houve pilotos que apostaram nos pneus slick: Deniz Öncü, Darryn Binder, Gabriel Rodrigo, John McPhee, Andrea Migno, David Salvador e Andi Farid Izdhiar.
O drama começou ainda antes da partida: os mecânicos de Deniz Öncü continuaram a trabalhar na sua moto na grelha depois de ser mostrada a placa dos três minutos, e foi forçado a retirar a sua moto da grelha e a arrancar da última posição. O turco foi um dos que optou pelos pneus de piso seco, e nunca conseguiu entrar nos 20 primeiros.
Darryn Binder foi o melhor dos pilotos com slicks; depois de ter descido para 17.º, recuperou para terminar em sexto, fazendo ainda a volta mais rápida da corrida, na penúltima volta.
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